Ginástica artística As provas femininas são exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Alguns ginastas são treinados para todos os tipos de provas. Nesse caso, os homens participam de todas as provas masculinas e as mulheres competem nas quatro provas femininas.
Os aparelhos (provas) masculinos são o solo, o salto sobre a mesa, o cavalo com alças (cavalo com arções), as barras paralelas, a barra fixa e as argolas. Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a força e o domínio do ginasta.
Essas posições serão trabalhadas e desenvolvidas na aula de uma forma forma lúdica.
Seleção Brasileira de Ginástica Artística - lista atualizada de acordo com critérios técnicos
Brasil
Em 1980, Cláudia Magalhães se tornou a primeira ginasta brasileira a se classificar para os Jogos Olímpicos.
Foi um ano especial para a ginasta Bárbara Domingos, de 19 anos. E que foi coroado na última terça-feira com o Prêmio Brasil Olímpico de Melhor atleta da Ginástica Rítmica do país. A premiação é feita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Ginastas de diversos países submeteram aos juízes dez novos elementos para suas séries nos aparelhos. Quem mais pretende inovar no Mundial de Ginástica Artística, que começa sexta-feira em Stuttgart, na Alemanha, é a norte-americana Simone Biles, considerada a melhor atleta da atualidade.
Friedrich Ludwig Christoph Jahn
Arthur Nabarrete Zanetti
Scheidt, Serginho e Torben no topo dos medalhistas do Brasil.
Geísa Bernardes
Jogos Pan-Americanos No Pan seguinte, os Jogos de Indianápolis, realizados em 1987, a ginasta Luisa Parente conquistou a primeira medalha individual da modalidade para o Brasil: foi bronze nas barras assimétricas, superada por duas norte-americanas, Melissa Marlowe, medalhista de ouro e Sabrina Mar, segunda colocada.
Somando suas participações nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio 2007, a ginasta possui cinco medalhas: duas de prata e três de bronze. A primeira medalha olímpica da história da ginástica artística do Brasil foi dourada.
O Brasil participou da estréia olímpica da ginástica rítmica em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, com a ginasta Rosana Favilla, que não se classificou para a final. Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Marta Schonharst conseguiu a 41ª colocação entre as 43 ginastas que disputaram o evento.
No Brasil, ginástica artística (GA) ainda é um esporte pouco praticado, sem grandes reper- cussões na mídia. É uma prática esportiva que ainda carece de muito incentivo, tanto do setor público como do privado. ... E, atualmente, é possível observar a presença desse esporte em algumas escolas de ensino fundamental.
Geralmente as provas de ginástica artística tem o foco na perfeição dos movimentos. Numa sequência oré-determinada, os ginastas executam uma série de movimentos que ocorrem nos aparelhos e no solo.
1-QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS DIFICULDADESQUE A GINASTA NADIA ENCONTOU EM SEU CAMINHO ? R:na rigidez dos treinos, tendo medos frequentes, pressão psicológica etc. ... No entanto, foi no primeiro que se tornou a primeira ginasta a receber a pontuação perfeita da época: a nota 10,0.