Segundo o "Atlas Sociolinguístico de Povos Indígenas na América Latina", do Unicef, a Amazônia é a região de maior diversidade de povos nativos, com 316 grupos, dos quais 241 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83), México (67) e Peru (43).
O povo indígena com o maior território é o Yanomami, que vive relativamente isolado com uma população de quase 27.
Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba. Naquela ocasião, os Tupis acabavam de ocupar o litoral, expulsando para o interior as tribos que não fossem Tupis.
Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes. Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam. Suas habitações são construídas de caibros encaixados, amarrados com cipó e revestidas de palha.
Deuses do Olimpo
A composição clássica dos doze deuses olímpicos (o doze canónico da arte e da poesia) inclui os seguintes deuses: Zeus, Hera, Posidão, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.
Anúbis, Rá, Bastet, Horus, Osíris, Isis, Néftis, etc. No Brasil existe o Panteão Brasileiro: Alamoa, Angoera, Araci, Coaraci, Iara, Jaci, Jurupari, Macunaíma, Tupã, Urutau, etc. Não tem como eu falar aqui de todas as divindades e todos os Panteões, porque são muitos, muitos mesmo.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Arquit , Hist , Rel Na Antiguidade, templo consagrado a um conjunto de deuses.
125 d.C.