Elas são representadas e nomeadas da seguinte forma:
Entre eles, são conhecidos 92 elementos naturais, sendo o de maior número atômico o urânio (Z = 92), os outros 22 são sintéticos e se classificam em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintéticos que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Promécio (Pm), Frâncio (Fr).
Os elementos químicos são formados por conjuntos de átomos que possuem o mesmo número atômico ou número de prótons. Podemos definir um elemento químico como sendo o conjunto de átomos com mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons no núcleo.
Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza. Exemplo: Oxigênio, Hidrogênio, Cálcio, Carbono, Cloro, Potássio e etc. Elementos artificiais: São átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório.
Os elementos naturais podem ser identificados como aqueles que compõem a paisagem, evolvendo assim, os relevos, as serras, planaltos, planícies, compreendendo na realidade, aspectos que ainda não passaram por modificações antrópicas.
Material sintético é aquele que não é fabricado naturalmente, ou seja, que tem intervenção do homem são produzidos por processos químicos, esses materiais nos rodeiam o tempo todo, como; detergentes, borracha sintética ,nylon, acrílico, entre muitos outros.
Como resultado de sua produção maciça, de seu uso e de sua liberação, no presente e no passado, uma série de compostos tóxicos podem ser encontrados como contaminantes no ar e na água próximo a incineradores, aterros sanitários, usinas elétricas, siderúrgicas e outras plantas industriais.
Segundo estimativas são necessários de 100 a 150 anos para que os polímeros sejam degradados no ambiente. Com isso, a poluição causada pelos polímeros se tornou uma preocupação em nosso país e em todo o mundo. Ela pode ocasionar a poluição de rios e lagos e conseqüentes enchentes, e também do solo de um modo geral.
No campo da química são conhecidos como elementos sintéticos aqueles que são produzidos artificialmente, ou seja, pela mão do homem. ... Além do tecnécio, o promécio (61), o astato (85), o frâncio (87) e o grupo transurânico são produtos de experiências, não ocorrem na natureza, e são, portanto, sintéticos.