Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).
3) Queimadura do 4º grau ou carbonização. É quando há grande perda de tecidos moles e ósseo, modificando a estrutura e a forma, transformando parcial ou totalmente os tecidos em carvão e cinza.
A fumaça levanta na cabeça por conta de um abafamento. A reação do pó com a oxigenada é uma reação exotérmica que esquenta quando abafado pelo papel alumínio então, o cabelo fica quente sim e pode sair fumaça que seria uma reação normal à temperatura, o cabelo pode ter problemas de imediato.
Nem todas as vítimas de combustão humana espontânea foram consumidas em chamas. Alguns apresentam queimaduras em seu corpo sem qualquer motivo aparente, ou então fumaça sai de seus corpos sem apresentar queimadura alguma.
Isso acontece porque a chapinha literalmente frita os cabelos e transforma a água presente nas madeixas em fumaça. Com isso, a estrutura capilar é destruída e a fibra capilar fica com aspecto ressecado e queimado.
O corpo humano normalmente possui energia armazenada suficiente em gorduras e outras substâncias químicos para queimar completamente o corpo; mesmo as pessoas magras têm vários quilos de gordura em seus tecidos.