Uma pessoa de altura igual a 1,70 metros possui 170 centímetros de altura. O metro é uma unidade de medida de comprimento padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades e é representada pela letra m.
O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
Para melhor entendermos, veja abaixo a regra para interpreta os valores de medição: 100 milímetros = 10 centímetro. Já 100 cm é = 1 metro.
O uso da trena é bem simples e intuitivo. Basta prender ou segurar a ponta da fita em um dos lados do objeto/parede que deve ser medido, e depois esticar a fita até a outra extremidade. Meça as paredes de cada cômodo e vá anotando. Você vai precisar desses números depois.
Fita métrica é um instrumento de medida usada para medir distâncias. Pode designar uma fita flexível e graduada que se utiliza para medir tecidos, ou determinados tipos de fitas métricas retrácteis que consistem numa fita de metal, plástico ou fibra de vidro enrolada num invólucro.
Basta procurar uma régua em casa e posicionar o fio na mesma para medir e é aqui que a mágica acontece. Com os centímetros marcados na régua você descobre a medida aproximada de cada parte medida.
Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.
CINTURA BAIXA Medir na linha do umbigo, aproximadamente 4 cm abaixo da linha da cintura.
Alerta! A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que a cintura não ultrapasse 102cm nos homens e 88cm nas mulheres. A relação circunferência abdominal - circunferência do quadril não pode ser maior que 1,0 nos homens e 0,85 nas mulheres.