Os dois pilares do Sistema Toyota de Produção seriam ainda apoiados por mais três bases que garantiriam o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen. A Heijunka é o nivelamento do trabalho, ou seja, garantir que o esforço seja distribuído igualmente ao longo do tempo.
O Sistema Toyota de Produção surgiu no Japão após a década de 50, naquele tempo as indústrias japonesas tinham uma produção muito baixa e uma enorme escassez de recursos. ... O princípio da fabricação com qualidade objetiva produzir sem defeitos, que também é uma forma de eliminar desperdícios.
De forma geral, os princípios que norteiam o sistema são:
Vejamos outras vantagens:
O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. ... O sistema produtivo pode ser aplicado em qualquer empresa e ajuda a reduzir estoques e também custos com processos.
Como a redução dos tempos de preparação (set-up times) influencia os estoques em processo? Com tempos de preparação mais baixos, dá-se menores estoques, menores lotes de produção com ciclos mais rápidos.
3 – Por que se deve estabilizar o plano de produção, com uma demanda diária constante, para o sucesso da aplicação do sistema Kanban? R: Para que o sistema possa assinalar a necessidade de mais material e assegurar que tais peças sejam produzidas e entregues a tempo de garantir a fabricação ou montagem subsequente.
Utilização recomendada. O sistema JIT é recomendado para empresas que tenham a possibilidade de trabalhar com demandas fixas e pouco variáveis. Quando um cliente não consegue firmar uma ordem de produção diária, o JIT já não é a melhor opção.
Dê alguns exemplos onde isso é perfeitamente viável. O JIT pode ser aplicado perfeitamente na Indústria de serviços, visando eliminar o tempo de atendimento ao cliente. ... 2: Fast-foods - Mc Donald's onde os processos são seqüenciais, os gargalos são reduzidos e o set-up e os serviços são mais rápidos.