(UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol. K e n é o número de mol do gás.
Química. Transformações gasosas são processos em que um gás pode ter um ou mais de seus parâmetros de pressão, volume e temperatura alterados. Existem transformações gasosas especiais, nas quais pelo menos uma dessas grandezas é mantida constante.
O estudo dos gases tem sido muito importante para a sociedade, uma vez que permitiu que os conhecimentos sob a atmosfera pudessem ser desenvolvidos, e principalmente, controlados.
Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.
Sal explica o conceito de um mol. Então, ele deriva a versão molar da lei dos gases ideais PV=nRT, na qual a constante do gás R=831 J/molK.
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é determinada pela pressão e temperatura de um quociente existente entre a massa do gás e um volume de dele.
É possível calcular a massa de uma molécula pela soma das massas atômicas de cada átomo que forma a respectiva molécula. O resultado é denominado de Massa Molecular (MM). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol. K e n é o número de mol do gás.
I. A constante R presente na equação de estado de gases pV = nRT tem o mesmo valor para todos os gases ideais. ... A energia cinética média das moléculas de um gás ideal é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás.
PT = Pa + PB+ PC