Alguns dos problemas de saúde gerados pelo estresse no trabalho são: Dores de cabeça. Pressão alta. Diminuição da imunidade.
Essa reação, denominada “eustresse” ou “estresse positivo”, aumenta o desempenho do indivíduo e o estimula a vencer desafios do dia a dia. ... “Estresse é uma energia que carregamos de forma boa ou ruim, isto é, baseada nas nossas próprias respostas e atitudes em relação à vida”, diz.
Estresse ocupacional Contudo, em níveis elevados, o estresse é extremamente prejudicial à nossa saúde, reduzindo a nossa produtividade e favorecendo o surgimento de doenças físicas e psicológicas, como a ansiedade e depressão.
Como os gestores podem ajudar a diminuir o estresse no trabalho?
O NIOSH define estresse no trabalho como as nocivas reações físicas e emocionais que ocorrem quando as exigências não se igualam à capacidade, aos recursos ou às necessidades do trabalhador, como resultado da sua interação com as condições de trabalho, o que pode levá-lo a doenças.
O que é: Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.
O cultivo da raiva excessiva faz com que o corpo humano entre em estado de estresse, pois a descarga de adrenalina no organismo é muito grande. O sentimento pode causar alterações fisiológicas como aumento da pressão e dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e até insônia.
Quando estamos conectados a nossas necessidades, sejam elas de encorajamento, de ter um propósito útil ou de solidão, estamos em contato com nossa energia vital. ... A raiva é o resultado de pensamentos alienantes da vida que estão dissociados de nossas necessidades.