Uma reação normal à ferroada de abelha, vespa ou marimbondo inclui coceira, vermelhidão e inchaço no local da picada. A maioria das pessoas melhora em algumas horas ou dias, mas as alérgicas ao inseto que as ferroou podem apresentar reações mais graves.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Retire o ferrão após a picada Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha. Você vai “raspando” o objeto na pele para que o ferrão saia pela pressão.
Quais os sintomas da picada de marimbondo
Para acalmar a dor, aplique gelo enrolado em uma toalha ou compressas frias. Você ainda pode utilizar uma mistura de água e de bicarbonato de sódio. O veterinário ainda pode receitar um anti-histamínico para controlar os efeitos do ferrão.
O que fazer em caso de picada de aranha no cachorro?
Óleo de alecrim O alecrim é um excelente tônico natural para a pele, possui propriedades anti-inflamatórias, antisépticas e dermoprotetoras, por isso se popularizou como um dos remédios caseiros mais eficazes para tratar a dermatite em cachorros e em humanos.
Para o tratamento é necessário identificar e tratar a causa de base. Mesmo sem observar ectoparasitas no animal, indica-se o uso concomitante de antipulgas. A lesão deve ser tricotomizada e limpa. Um agente tópico secante ou adstringente como a clorexidina, deve ser aplicado a cada 12 horas, por sete a dez dias.