· Amnésia orgânica: mal funcionamento das células nervosas o que acarreta diminuição no registro e retenção de informações. · Amnésia psicogênica é consequência de fatos psicológicos que inibem a recordação de certos episódios vividos.
Basta dizer “hipnose”, em uma roda de amigos, e a atenção de todos volta-se para o interlocutor. Como num passe de mágica, a curiosidade é aguçada quando o assunto vem à tona — e desperta o interesse coletivo quando alguém diz saber como hipnotizar uma pessoa. Acontece que, de feitiçaria, esse processo não tem nada.
verbo transitivo direto Suscitar ou causar hipnose em: hipnotizar uma pessoa. [Figurado] Fazer com que alguém fique tão encantado que não consiga agir nem raciocinar logicamente; encantar: o artista hipnotizou-a. Etimologia (origem da palavra hipnotizar). Hipnótico + izar.
Hipnose é um estado mental em que a atenção da pessoa fica concentrada e a consciência reduzida, assim ela passa a ser mais suscetível a sugestões. Esse estado hipnótico chamado de indução acontece após uma série de instruções preliminares e sugestões.
Basta passar o dedo em frente ao olhos da galinha. E ela vai ficar catatônica – por algo entre 30 segundos e 30 minutos. Dá para fazer o mesmo com crocodilos: “basta” travar a boca do animal do animal e virá-lo gentilmente de ponta-cabeça.
A Hipnose é indicada no tratamento da depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, stress pós-traumático, tiques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizagem, transtornos do sono, baixa autoestima, compulsões, tartamudez (gaguez) entre outros.
A hipnose clínica (ou hipnoterapia) é uma técnica usada no tratamento auxiliar de doenças físicas e doenças da mente: dores, insônia, fobias, medos, ansiedade, estresse, tabagismo, gagueira, auto-estima, perdas (mortes, casamento, namoro), obesidade, preparação para cirurgias, distúrbios de conduta, procedimentos ...
A hipnoterapia promove um estado de relaxamento profundo no paciente, trazendo bem-estar, tranquilidade e a diminuir o estresse. Durante o transe hipnótico, ele pode fazer uma análise de todos os seus problemas, traumas ou medos que o estejam impedindo de ter uma vida mais feliz.
A Hipnose pode ser utilizada para tratar diversos tipos de problemas, sejam eles físicos ou psicológicos. Entre as mais procuradas terapias encontramos tratamentos para: depressão, ansiedade, fobias, vícios, dores físicas, melhora na memória, emagrecimento, disfunções sexuais e desenvolvimento pessoal.
A hipnose é um estado psicológico especial induzido por meio de um pêndulo, do movimento do dedo ou da voz, ela vem sendo cada vez mais utilizada como instrumento no tratamento de diferentes diagnósticos.
A hipnoterapia (ou hipnose clínica) é uma importante ferramenta terapêutica para o tratamento de diversos problemas de saúde. É uma ferramenta terapêutica para o tratamento de doenças e transtornos físicos, emocionais, psicológicos, além de hábitos e sentimentos indesejáveis.
A habilidade de uma pessoa vivenciar a hipnose pode ser bloqueada por medos ligados a idéias erradas presentes no censo comum. Ideias erradas como as de que perderão o controle sobre sua vontade e sobre seu comportamento. As pessoas mantêm a percepção consciente de onde estão e de quem são.
Não existe um tempo definido. Dura o tempo que o hipnologo considerar necessário. O tempo de duração de uma sessão pode ir, em média, de uma a cinco horas.
Concentre-se neste ponto, inspire de forma profunda, segure o ar por alguns segundos e solte lentamente. Enquanto isso, repita em sua mente: “estou com os olhos cansados e a mente pesada, estou entrando em hipnose neste momento”. Faça isso algumas vezes de forma suave, porém, firme e convincente.
Existem técnicas de Hipnose específicas para trabalhar com dores crônicas. Mas, também a Terapia EMDR e o Brainspotting podem te ajudar no tratamento. São terapias não verbais, que acessam diretamente o cérebro.