Escafoide: É o maior osso da fileira proximal do carpo e também o mais lateral na posição anatômica. Está abaixo da tabaqueira anatômica. Possui forma de barco. Possui uma elevação, conhecida como tubérculo escafoide, que é facilmente palpável.
Resposta. É a Posição Proximal.
O carpo é o termo anatômico para o punho, e conecta o rádio e a ulna do antebraço com os ossos do metacarpo na mão, sendo composto por oito ossos individuais que se encontram dispostos em duas organizadas fileiras de quatro.
O carpo é a porção proximal da mão, ou seja, o conjunto de ossos dos membros anteriores (ou das extremidades superiores, no homem) que articulam com os ossos do antebraço e com os do metacarpo, em todos os vertebrados que apresentam aqueles membros.
Os dedos da mão têm funções diferenciadas. São eles que executam os movimentos delicados como colocar a linha na agulha ou atarrachar um brinco. O polegar, o indicador e o médio seguram o lápis. O dedo médio serve de suporte e a coordenação entre os outros dois garante a precisão do movimento.
Às vezes pode ser necessário colocar o osso na posição correta, antes da colocação do gesso. A mão será imobilizada com gesso ou órtese (tala removível), que irá proteger o local da fratura e permitir certa mobilidade, diminuindo o risco de rigidez e inchaço.