Um joule compreende a quantidade de energia correspondente a aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m. Explicação: Essa mesma quantidade poderia ser dita como um newton metro.
Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Tem mais depois da publicidade ;) Uma maneira de determinar a quantidade de energia transferida, na forma de calor, é medir a temperatura do sistema antes (T1) e depois (T2) de ele receber energia e calcular sua variação (ΔT):
É possível calcular a quantidade de calor trocada em um sistema por meio da relação matemática: Q = m · c · ΔT. Essa relação é conhecida como a Equação Fundamental da Calorimetria e mostra que o calor trocado (Q) depende da massa (m), do calor específico (c) e da variação de temperatura do corpo (ΔT).
Termômetro de vidro: colocar a ponta do termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura; Termômetro infravermelho: apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão.
Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.
Termômetro mede a temperatura dos sistemas físicos. Seus tipos mais comuns baseiam-se na dilatação do mercúrio e usam as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
Para medir a temperatura com o termômetro digital, deve-se seguir os passos:
Termômetro Clínico