Medicamentos tópicos próprios que se aplicam à pele uma ou duas vezes por dia podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns estão a tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico, ivermectina, brimonidina ou antibióticos, como o metronidazol ou doxiciclina.
Os antibióticos que são aplicados sobre a pele, como o metronidazol, peróxido de benzoíla, clindamicina e eritromicina, bem como ácido azelaico em creme, podem ser eficazes para rosácea inflamatória. Ivermectina em creme também é eficaz.
Neste caso, mesmo seguindo uma boa rotina de cuidados, não há como evitar os sintomas da rosácea - isso porque a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto ocorre durante o exercício. Mas uma dica muito boa é borrifar água termal gelada após a atividade. Ela ajuda a contrair os vasos e diminuir a vermelhidão.
Dicas de como acalmar o rubor na pele e a vermelhidão no rosto
Como diminuir a vermelhidão após a limpeza de pele Para amenizar esses sinais, é importante usar produtos com propriedades calmantes, como a água termal, e cicatrizantes nos primeiros dois dias após o procedimento.
Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.
Veja quatro soluções para aliviar queimaduras solares
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
Isto pode ser resultado do uso inadequado ou não aplicação de protetor solar. — A pele leva de 21 a 28 dias para passar pelo processo completo de renovação, quando o tom vai se normalizar.
Misture com um pouco de mel, aplique nas marcas de bronze, deixe ficar por 25 minutos e tire com água. Não use nunca em caso de escaldão. Bicarbonato de sódio: é dos mais eficazes para “apagar” o bronzeado. Misture com água e deixa atuar na pele durante 15 minutos.
Como Clarear a Pele?
Veja algumas medidas caseiras que você pode adotar para acelerar o tratamento e a recuperação da insolação:
Para tirar manchas de queimadura da pele, como as provocadas pelo ferro de passar roupa, óleo quente ou limão, recomenda-se: Fazer uma esfoliação e depois esfregar o suco de limão na região. Mas é preciso alguma cautela com este procedimento, pois o limão pode manchar a pele, se a região for exposta ao sol.
Quanto ao tratamento, pomadas como Sulfadiazina de prata são perfeitas para queimaduras de primeiro grau e superficial. Para as queimaduras que permanecem na pele durante anos, o ideal são os clareadores com ativos como hidroquinona.
Algumas dicas recomendadas são:
O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias; a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional. Quem tem a pele mais escura pode ficar com o local da queimadura esbranquiçado.
Tratamentos para clarear a pele
Veja abaixo como voltar a cor do cabelo natural!