Como será que o dicionário a define? De acordo com o Aurélio, perspectiva significa “por em perspectiva, prever.” Então, vamos lá. Na definição de expectativa o que mais me chamou atenção foi a opção número 3, que define como atitude de esperar por algo ou por alguém, observando.
- A perspectiva é a representação gráfica que mostra os objetos como eles aparecem a nossa vista, com três dimensões. - A palavra perspectiva vem do latim - Perspicere (ver através de). Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. No desenho nosso artifício é o desenho em perspectiva.
A perspectiva corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente e o transfere a outro suporte, seja aplicando a projetos técnicos ou artísticos. ... A perspectiva não é somente usada na arte, mas também na arquitetura, engenharia e na computação, entre outras áreas.
Na perspectiva trimétrica três ângulos do triedro de referência projetam-se em ângulos desiguais no quadro, desse modo, os três eixos devem ser submetidos a coeficientes de redução diferentes. A projeção trimétrica é uma das modalidades usadas pelo desenho técnico na representação de modelos tridimensionais.
Perspectiva na qual a vista frontal apresenta-se em V.G. (Verdadeira Grandeza) e a profundidade, denominada fugante, apresenta redução dependendo do ângulo formado entre a fugante e a horizontal.
A principal vantagem do emprego da perspectiva cavaleira está na representação de objetos cuja face frontal contém detalhes circulares ou irregulares que aparecerão em verdadeira grandeza, como mostram os dois exemplos a seguir.
4 Tipos de perspectiva:
Perspectiva isométrica é aquela que mantém as mesmas proporções do comprimento, da largura e da altura do objeto representado; o seu traçado é relativamente simples. e possui as três faces obliquas ao plano de trabalho inclinadas a 30o da horizontal.
Com o auxílio do par de esquadros, traçamos o ângulo de profundidade (30°). A partir dos vértices, traçamos paralelas ao ângulo, obtendo as arestas de profundidade. A partir dos vértices, traçamos paralelas ao ângulo, obtendo as arestas de profundidade.
Perspectiva Cavalera
Feito a linha do horizonte e o ponto de fuga, faça um quadrado em alguma parte da folha. Por exemplo, na parte inferior, logo abaixo da linha do horizonte. A partir dos cantos desse quadrado, trace as linhas de fuga, de maneira que convirjam para o ponto de fuga.
A informação básica sobre o ponto de fuga é que a sua altura representa o nível dos olhos do observador. Dessa forma, todo os objetos que estiverem em cima da linha do horizonte serão vistos de baixo, o que estiverem em cima da linha serão vistos de frente e o que estiverem abaixo serão vistos de cima.