EQST

Como Pode Ocorrer A Transmisso Da Meningite?

Como pode ocorrer a transmissão da meningite?

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.

Quais os cuidados de enfermagem para meningite?

Manter ingestão de líquidos atentando para não haver sobrecarga hídrica. Evitar constipação intestinal com a administração de laxantes ou emolientes prescritos. Realizar a mudança de decúbito de 2 em 2 horas a fim de evitar as úlceras por pressão e também para evitar o agravamento da pneumonia.

Quanto à conduta de isolamento a ser adotada pelo enfermeiro para um paciente sob suspeita de meningite assinale alternativa correta?

Quanto à conduta de isolamento a ser adotada pelo enfermeiro para um paciente sob suspeita de Meningite, assinale alternativa correta.

  • Quarto privativo por aerossol.
  • Não precisa de quarto privativo até confirmação do diagnóstico.
  • Precaução respiratória para transmissão por gotícula.

Qual a principal porta de entrada do meningococo?

Normalmente, estes agentes infecciosos invadem o nosso cérebro por "portas de entrada" como nariz, olhos, ouvido e boca e se alojam nas meninges, uma membrana que envolve o cérebro.

O que é febre meningite?

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.

Quais são as indicações para contactantes de meningites bacterianas?

Meningite por H. influenzae - Contactantes domiciliares: somente quando, além do caso índice, houver crianças menores de 4 anos susceptíveis (não vacinada ou vacinação incompleta). - Creches e pré-escolas: apenas a partir do 2º caso confirmado, para contactantes próximos (mesma sala e mesmo período) susceptíveis.

Quais exames para diagnosticar meningite?

O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.

Quais os principais diagnósticos em um paciente portador da meningite?

Os principais exames para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de meningite são: exame quimiocitológico do líquor; bacterioscopia direta (líquor ou soro); cultura (líquor, sangue, petéquias ou fezes);

São sinais e sintomas específicos no diagnóstico da meningite?

Sinais e sintomas específicos da meningite meningocócica

  • Febre;
  • Rigidez na nuca;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Náusea e vômito;
  • Confusão mental;
  • Sensibilidade à luz.

Como a análise de líquor coletado na medula espinhal pode detectar patógenos causadores da meningite?

Diagnóstico Laboratorial Para se diagnosticar uma meningite pode ser feita uma análise do líquido cefalorraquidiano, sangue e raspado das lesões, além de análise de urina e fezes, para as meningites virais.

Qual é a profilaxia da meningite?

A profilaxia se faz nos contatos do infectado com antibióticos a saber, injetáveis : ceftriaxone/ e via oral ciprofloxacino ou rifampicina.. São todos bons na profilaxia.

O que é quimioprofilaxia meningite?

A quimioprofilaxia, muito embora não assegure efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotada como uma medida eficaz na prevenção de casos secundários. Está indicada para os contatos íntimos de casos de doença meningocócica e meningite por H.

Como prevenir a meningite Fungica?

Para evitar a proliferação de fungos, principal agente responsável pela meningite fúngica, que agride diretamente o sistema respiratório, existe um equipamento chamado desumidificador Desidrat, que combate a proliferação de fungos e bactérias, pois controlam o nível de umidade.

Como prevenir a meningite meningocócica?

Como se proteger da Meningite bacteriana

  1. Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabão, especialmente após comer, utilizar o banheiro ou assoar o nariz;
  2. Evitar estar em contato com pacientes infectados com meningite por muito tempo, não tocando em saliva ou secreções respiratórias que possam estar em lenços, por exemplo;