Dica para TCCs: 7 melhores sites de pesquisa acadêmica
Como todos os trabalhos científicos, a organização do texto do TCC deve obedecer a sequência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se os capítulos conforme a natureza do assunto.
Têm três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão, além de outras subdivisões que enriquecem o trabalho de pesquisa.
Regras da ABNT. Os elementos pós-textuais do artigo científico são aqueles inseridos após o desenvolvimento, os quais se caracterizam por traços distintos. Como literalmente nos indica o prefixo “-pós”, inferimos que se trata daqueles elementos que se encontram depois do desenvolvimento do artigo.
Os elementos pós-textuais que compõe a estrutura do trabalho são:
Os elementos pós-textuais têm o objetivo de completar o texto, não só com informações que apareceram no decorrer do trabalho, mas também com as fontes de pesquisas, livros, autores, sites e qualquer tipo de referência que o autor tenha usado para se inspirar, pesquisar, citar ou embasar alguma opinião própria.
Os elementos pós-textuais são compostos de referências, glossário (opcional), apêndice e ou anexos, índice (opcional). As referências são todos os textos, livros, periódicos, revistas, sites, utilizados quando da revisão bibliográfica para os escritos do texto da pesquisa.
Exemplo de anexo e) Índice: Elemento opcional que não deve ser confundido com o sumário que é obrigatório e elemento pré-textual. É o último elemento da monografia.
Explique porque INTRODUÇÃO NÃO é um elemento pré-textual e porque a CONCLUSÃO NÃO é um elemento pós-textual? Pois ambas pertencem ao corpo do texto, da parte escrita. O que é pré-textual ainda não possui o desenvolvimento do trabalho escrito, mas só anuncia o trabalho.
Apêndices são textos elaborados pelo autor a fim de complementar sua argumentação. Anexos são os documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos etc.
Texto ou documento, elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas ordenadas alfabeticamente, travessão e pelo respectivo título. Devem ser citados e identificados no texto.
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título do folheto: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação, data de publicação, total de páginas.
• Artigo de boletim informativo, sem autor o Trabalhos sem autoria devem ser listados em ordem alfabética pela primeira palavra do título (neste caso, “Muralha”). o Na citação, utilize o título abreviado (ou inteiro caso seja curto) entre aspas para citação entre parênteses (“Muralha de D. Dinis”, 2014).
Referência Bibliográfica de Trabalho Acadêmico na ABNT: Título: Subtítulo. Ano de defesa. Folhas ou paginas. Trabalho (Título e curso)- Faculdade, Universidade, Local, Ano de publicação.