Sugere-se a conscientização da população dos riscos à saúde causados pela inadequada manipulação e a recomendação de ferver por um minuto como forma simples na erradicação de microrganismos presentes no suco de açaí.
Segundo Amoras, em empresas grandes, os fabricantes utilizam o processo de pasteurização, no qual a polpa do açaí é aquecida durante alguns segundos a temperaturas entre 80oC e 90oC, e depois é imediatamente resfriada. Isso, de acordo com o diretor, elimina o protozoário Trypanosoma cruzi, causador da doença.
A pasteurização ocorre depois do branqueamento, quando a fruta está sendo transformada em polpa. No momento deste processo, a fruta é exposta por segundos a uma temperatura de 80°C a 90°C para ter a certeza que o produto esteja completamente livre de micro-organismos, ou seja, livre de contaminação.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Quantas vezes por semana pode-se consumir o açaí? O açaí equivale a uma quantidade de calorias de uma refeição completa (almoço ou jantar), mas não traz todos as vitaminas que se encontramos nessas refeições, portanto, não recomendo tomar todos os dias, no máximo, duas vezes na semana.
O açaí, por si só, já é muito calórico. Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como caldas, leite em pó e chocolate faz o alimento se tornar prejudicial à saúde. O ideal é consumi-lo puro ou com frutas.
Os 10 melhores acompanhamentos para açaí!
Açaí é uma fruta genuinamente brasileira da região amazônica! Cheia de qualidades nutritivas como ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A, agora pode ser bebida em forma de cerveja.
Não, ovo com açaí faz bem para o corpo.
Se ele boiar é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso está velho ou estragado e não deve ser consumido. O ideal é consumir apenas o ovo que estiver no fundo do copo ou no meio da água.
Mostrar especialistas Como funciona? A interação da medicação com o alimento não faz mal . Mas o açai não deve ser consumido em exagero , pois poderá causar aumento de peso e o excesso de peso contribui para a piora do quadro de hipertensão .
Não há interação medicamentosa entre Ibuprofeno, amoxacilina e o uso de açaí. Pode fazer uso.
Uma das frutas tropicais mais famosas no Brasil, o açaí é muito mais que uma pura fonte de energia para o nosso corpo. Estudos da área nutricional apontam que esse alimento é capaz de fortalecer a saúde do coração, prevenindo e combatendo doenças cardíacas.
A dica é consumir o açaí juntamente com produtos como granola e frutas, como a banana. Você pode, por exemplo, bater em um liquidificador 1 polpa de açaí, 1 banana picada e 1 xícara pequena de xarope de guaraná. Em seguida, despeje em uma tigela e acrescente outra banana picada e granola.
Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias.
Em seguida, também pode-se adicionar granola, aveia, amêndoa torrada ou outras frutas. O açaí em pó pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais e online, e pode ser usado para complementar uma vitamina de frutas, em mingaus ou para adicionar ao sorvete ou iogurte natural com mel, por exemplo.
Modo de Preparo
Modo de Preparo
Você pode bater 100 gramas de polpa de açaí com uma banana e 100 ml de água, assim, ele fica supersaboroso e bem menos calórico. Se quiser adoçar, experimente usar mel em vez de açúcar. Para aproveitar todas as vantagens da fruta para a saúde, preparar esse lanche uma vez a cada três dias é suficiente.
Coloque os frutos selecionados dentro de um recipiente e lave-os com água corrente por três vezes (tríplice lavagem). 4. Em seguida encha o recipiente com água potável até cobrir totalmente os frutos e deixe descansar até a casca e a polpa começarem a soltar esfregando os frutos no dedo.