O painel fx5 é recomendado por conter os alérgenos alimentares mais comuns, e RAST específico é indicado quando existe forte suspeita de um alérgeno alimentar dentro da dieta.
São ferramentas importantes utilizadas no auxilio do diagnóstico de alergia, quando há história clínica sugestiva. O IgE específico pesquisa um único alérgeno, enquanto o IgE múltiplo constitui um grupo de alérgenos pesquisados em conjunto.
- Neste exame são pesquisados anticorpos IgE contra antígenos de poeira (poeira de casa, barata e os ácaros Dermatophagoides pteronyssinus e Dermatophagoides farinae).
O RAST®, sigla de radioallergosorbent test, é hoje feito pelo método fluorenzimoimunométrico (ImmunoCAP®), sendo o exame mais indicado para mensurar a IgE específica. O ImmunoCAP® tradicional avalia a reatividade contra extratos crus das fontes alergênicas, que contêm componentes alergênicos e não alergênicos.
O exame IgE total deve ser feito com a pessoa em jejum de pelo menos 8 horas, sendo coletada uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. O resultado é liberado em cerca de pelo menos 2 dias e é indicada a concentração da imunoglobulina no sangue, assim como o valor normal de referência.
Descubra se você tem alergia alimentar
Teste de alergia no antebraço ou Teste de Prick, em que são aplicadas no antebraço da pessoa algumas gotas da substância que se pensa causar alergia, ou faz-se algumas picadas, com uma agulha com a substância, e aguarda-se 20 minutos para verificar se o paciente faz reação.
Trata-se de exame recente de Intolerância Alimentar-IgG Total, que verifica vários alimentos, tais como glúten, tomate, trigo, entre outros. Estes são responsáveis pela produção de anticorpos IgG, que podem originar a intolerância e outras doenças.
Um exame de sangue para alergia, também chamado de exame de sangue para IgE específica, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico.
Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.