Implícito se refere principalmente a uma informação que está subentendida. Explícito indica uma informação expressa de forma clara e compreensível.
O adjectivo implícito significa «contido numa proposição mas não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito»; explícito, por sua vez, quer dizer «que é claro, explicado sem ambiguidade»; e falso é «contrário à realidade ou à verdade; inexato, sem fundamento».
Intertextualidade explícita: é o tipo de referência feito de maneira direta. É mais facilmente percebida, pois comumente aponta ou marca a fonte original com a qual se dialoga no texto. Intertextualidade implícita: a referência não é feita de maneira direta.
Renato faz uma intertextualidade na sua música com Camões quando fala desse amor profundo e polêmico. ... Se tão contrário a si é o mesmo Amor. A diferença que ocorre na música Monte Castelo entre o primeiro verso e terceiro fazendo um recorte entre o texto bíblico e de Camões, mostrando duas diferentes formas de amor.
A intertextualidade é um recurso utilizado entre textos de forma que estabelece um diálogo entre eles. Ela pode ocorrer de maneira maneira implícita ou explícita. Já a metalinguagem é um recurso utilizado para descrever a própria linguagem que está sendo utilizada. Este conteúdo foi útil?
A textualidade é o conjunto de características responsáveis por demarcar a produção de linguagem como texto, ou seja, é o que permite que algo seja percebido como um texto.
Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática).
Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto. É importante para o seu entendimento, para a sua compreensão.
Os elementos da textualidade são empregados na produção textual para dar sentido à obra. Dentro dessa categoria, temos conceitos como contextualização, coesão, coerência e os cinco fatores pragmáticos dos textos: a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.
Textualizar É transformar a transcrição em um texto. Um texto é algo que tem sentido, que pode ser compreendido por todos. Na textualização as características da fala são substituídas por expressões da linguagem formal. ... Quando transcrevemos valorizamos o que o entrevistado falou e como ele falou.
A textualização/textualidade envolve um conjunto de componentes do saber linguístico e discursivo necessário para que o texto seja compreendido como um todo articulado e com sentido. Coerência: envolve elementos que estabelecem se o texto é consistente, aceitável e possui sentido.
RECONSTRUO DA TEXTUALIDADE Texto - tudo aquilo que comunica algo, seja ele oral, escrito, visual ou musical. O texto se constri a partir de mecanismos sintticos e semnticos, responsveis pela produo do sentido.
35) fala sobre os sete princípios de textualidade descritos nessa fase da LT. São eles: coesão, coerência (centrados no texto), situacionalidade, informatividade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade (centrados no usuário).
Assim, a situacionalidade refere-se ao conjunto de fatores que tornam um texto relevante para dada situação de comunicação. Há textos escritos muito dependentes da situação, como placas indicativas de direção, de silêncio em hospitais, indicativas de salas e seções em instituições diversas.
De forma geral, as condições às quais o produtor de textos precisa atender situam-se num determinado tempo, espaço e cultura, e estão, em primeira instância, relacionadas aos seguintes aspectos: conteúdo temático (assunto tratado no texto), interlocutor visado (sujeito a quem o texto se dirige e que pode ser conhecido ...
A definição de texto vai muito além de “um conjunto de palavras”, uma vez que ele precisa fazer sentido e, para que isto seja possível, deve obedecer a alguns fatores essenciais durante a sua construção. ... Justamente pela falta de dois importantes elementos na construção textual: a coesão e a coerência.
Ao analisar os critérios da textualização e sua relevância no texto, foi verificado que o conhecimento destes elementos faz-se importante na elaboração do texto, pois a coerência, a coesão, a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade são responsáveis por atribuir um ...
Resposta: Qualquer elemento que compõe um texto. Desde as palavras até a pontuação, sinais etc.
Separar o texto em três etapas é o modo mais comum de construir um pensamento sólido e também guiar o leitor a entender sua mensagem. ... As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica.