Produz de tubérculos a frutas, passando pela pecuária, mas se destaca mesmo é no cultivo de grãos e fibras, especialmente soja, milho e algodão.
Mapitoba (reúne a primeira sílaba dos estados que a compõem: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) é considerada a mais nova fronteira agrícola do Brasil. Nenhuma montanha à vista. ... Isso foi o que encheu os olhos dos agricultores e hoje, o que se vê são lavouras e mais lavouras de soja.
O Matopiba é uma região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980 especialmente no cultivo de grãos. O nome é um acrônimo formado pelas siglas dos quatro estados estados (MA + TO + PI + BA).
Pode-se afirmar que a importância da região do Matopiba é muito grande, visto que essa sigla resulta da união entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, importantes estados da região nordeste, que contribuem para a economia nacional.
Batizada de “Mapitoba” ou “Matopiba” pelo Ministério da Agricultura, hoje a região é a que mais cresce em área plantada no país. O nome curioso é um acrônimo referente às duas primeiras letras dos estados em que faz divisa: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. ... A agricultura era considerada improdutiva.
A região do Matopiba é composta por 336 municípios de quatro estados fronteiriços, sendo 143 do Maranhão, 130 do Tocantins, 33 do Piauí e trinta da Bahia.
MATOPIBA é uma fronteira agrícola de suma importância no Brasil. A região compreende áreas do Cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, caracterizadas pela combinação de condições geográficas ideais para o cultivo de grãos e terras relativamente baratas.
A região da "Mapitoba", reúne a primeira sílaba dos estados que a compõem: Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A Mapitoba engloba áreas próximas à divisa destes estados. No município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, basta um passeio pela zona rural para encontrar agricultor que fez história por lá.
O clima com chuvas bem distribuídas e uma topografia plana, característica do cerrado, são alguns dos atrativos econômicos da região. Com uso de tecnologia em áreas extensas, a produção de Matopiba chegou a 12,2 milhões de toneladas de grãos, representando 8,2% da safra brasileira de 149 milhões de toneladas.
Floresta Amazônica
Roraima
Vegetação. O bioma Cerrado predomina na região do MATOPIBA (91% da área), marcado pela ocorrência de pequenas áreas do bioma Amazônia e Caatinga a nordeste e a leste, respectivamente.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
Fronteira Agrícola é uma expressão utilizada para designar o avanço da produção agropecuária sobre o meio natural. Trata-se de uma região na qual as atividades capitalistas fazem frente com as grandes reservas florestais e áreas pouco povoadas.
Geografia do Brasil A fronteira agrícola corresponde à área de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural. A fronteira agrícola representa uma área mais ou menos definida de expansão das atividades agropecuárias sobre o meio natural.
Durante o período colonial a expansão agrícola aconteceu sobretudo no litoral da colônia. As propriedades eram grandes (latifúndios) por isso as fronteiras deveriam ser proporcional ao tamanho das terras. Hoje o governo federal incentiva a Fronteira Agrícola em algumas regiões do Brasil principalmente no Norte do país.
Quando os descobridores chegaram ao nosso país, começaram a devastar a Mata Atlântica para a extração do Pau-Brasil. Em seguida, utilizaram essa área para o plantio da cana-de-açúcar. Posteriormente, atividades mineradoras e a realização de outras práticas agrícolas expandiram ainda mais essa fronteira.
Resposta. é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos.
Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
A mata atlântica e o cerrado são as formações vegetais que mais foram alteradas. Essas formações vegetais encontram-se bastante devastadas. A devastação da mata atlântica e do cerrado A maior parte da mata atlântica não existe mais, pois foi muito devastada com a ocupação do território brasileiro.
As formações vegetais reconhecidamente mais devastadas pela ação do homem - ação antrópica - foram as Florestas Tropicais, principalmente a Mata Atlântica.
Atualmente todas as formações vegetais, em maior ou menor grau, encontram-se modificadas pela ação humana. Isso ocorreu principalmente por causa das atividades agropecuárias e pelos impactos causados pela industrialização e urbanização.
Veja quais são elas:
“Silvicultura, represas e crescimento urbano são as causas da devastação” nessas áreas “que não recebem a devida importância em nível nacional”, lamentou Leonardo Stahnke, do Instituto Pampa Brasil. ...