A gengiva é o tecido epitelial, ricamente vascularizado, que reveste o osso e serve de sustentação dos dentes (alveolar). Tem tonalidade variando entre vermelho–claro e roxo, constituindo parte da mucosa bucal. Não pare agora...
Higienize seus dentes três vezes por dia, acreditando mais na sua competência que na frequência; limpe todas as superfícies dentárias, principalmente a gengiva junto aos dentes e entre os dentes. A gengiva inflamada irá sangrar e ficar sensível durante a escovação e ao passar o fio dental. Não desista!
A principal causa de inflamação na gengiva é o acúmulo de placa bacteriana. A exposição do tecido gengival à placa dental resulta na inflamação dele, e esse é considerado um sinal clínico de gengivite. Entre os indícios desse quadro estão alterações de cor, tamanho, forma, consistência e tendência a sangramento.
Este pode ser um sinal de que sua cavidade bucal está com gengivite. O quadro é conhecido pelo incômodo durante a limpeza e inchaço dos tecidos moles. Uma das principais causas é a falta de higiene. Por conta da dificuldade dessa atividade, pacientes com aparelho fixo comumente apresentam esse problema.
primeiras 24 horas: ✓ compressas frias nas 6 horas posteriores à cirurgia gengival para diminuir o edema local somente com liberação profissional; ✓ restringir as movimentações de tecidos e muscúlos faciais ao mínimo possível (falar, cantar, soprar);
O periodontista ou cirurgião dentista retira o excesso de gengiva com um laser ou bisturi e, se preciso, faz a correção de outras imperfeições, como gengiva torta, deslocando a gengiva para baixo, para cima ou para os lados, de acordo com o objetivo da cirurgia. Lembrando que não há cicatrizes e muito menos pontos.
Trata-se de um procedimento cirúrgico oral, então indico alimentos líquidos ou pastosos frios ou gelados nas primeiras 48 horas (sorvete, iogurte, vitaminas, gelatinas) . Passado este período, a temperatura pode voltar ao normal, porém a dureza dos alimentos deve ser ainda cuidada.
Para aliviar inflamações nos lábios, deve-se fazer compressa com água morna, e podem ser usados comprimidos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, prescrito pelo clínico geral, para aliviar a dor e o inchaço. Saiba mais detalhes do tratamento para abscesso dentário.