Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.
A Filosofia Escolástica ou simplesmente Escolástica, é uma das vertentes da filosofia medieval. Surgiu na Europa no século IX e permaneceu até o início da Renascimento, no século XVI. O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”.
As principais características da escolástica são a sua dedicação à criação de uma filosofia cristã, deixando de lado, em partes, o caráter propriamente teológico da doutrinação, centrando-se no ensino e na valorização da filosofia. ... Muitos filósofos cristãos dessa escola estudaram obras dos gregos, por exemplo.
Significado de Escolástica Doutrina que se pauta no tradicionalismo exagerado ou no pensamento ortodoxo, não reflexivo. Ensino filosófico ocidental que se baseia na tradição aristotélica, inseparável da teologia. Etimologia (origem da palavra escolástica). Do latim scholasticus.a.um.
Resposta. Primeira fase: vai do século IX ao fim do século XII d.C. e é caracterizada pela confiança na perfeita harmonia entre fé e razão; ... Terceira fase: vai do século XIV até o século XVI d.C. e é caraycterizada pela decadência da Escolástica. Afirma-se a diferenças fundamentais entre fé e razão.