16 Especializações para Técnico de Enfermagem
É a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital. O médico intensivista é quem monitora as funções orgânicas e percebe alterações em fases iniciais de determinadas doenças.
No cargo de Médico Intensivista se inicia ganhando R$ 7.
Para se tornar médico intensivista, existem duas vias de formação, os programas de Residência Médica credenciados pelo MEC e o Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI), realizado em centros formadores credenciados pela AMIB em todo o Brasil..
Onde o especialista pode atuar? O intensivista pode trabalhar como rotineiro/diarista em UTIs gerais ou especializadas, como plantonista ou exercendo também a especialidade na área em que fez residência anteriormente.
A especialização em Medicina Intensiva Para se especializar em Medicina Intensiva, o médico deve ter concluído ao menos dois anos de residência em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Infectologia ou Neurologia. A especialização para UTI adulto tem a duração de dois anos.
O Programa de Especialização em Medicina Intensiva – PEMI, consiste em um programa de 60 horas semanais através de vivência médica, para capacitação, exercendo a profissão de especialistas em Medicina Intensiva, na qual ocorre através de treinamento teórico e prático em Centros Formadores do Intensivista (CeFI), ...
Intensivistas pediátricos são médicos formados que fazem residência (especialização) médica em pediatria (com duração de dois anos) e depois fazem especialização em atendimento pediátrico em UTI (outros dois anos). Pediatras de cuidados críticos tratam as crianças desde o nascimento até a adolescência.
Basicamente, a equipe multiprofissional de uma UTI pode ser constituída por médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicológo, sociólogo e teólogo. Desde o planejamento e organização da UTI até o atendimento, recuperação e alta dos pacientes deve se fazer notar a partcipação da equipe multiprofissional.
O médico diarista deve ser especialista em medicina intensiva, tem a missão de acompanhar a evolução diária dos pacientes e de promover a continuidade de seus cuidados diuturnamente.
O mesmo responsável técnico pode assumir a coordenação de quantas UTIs? Conforme a RDC 7 cujo artigo 13, parágrafo 3 transcrevo ipsis litteris , " § 3o É permitido assumir responsabilidade técnica ou coordenação em, no máximo, 02 (duas) UTI.
Nos casos de especialização em gestão de Terapia Intensiva, o ideal é fazer a pós em Enfermagem Intensiva e, depois, um MBA em Gestão de Saúde. Assim, você tem um contato direto com o contexto de atuação local e de gestão, o que permitirá atitudes acertadas e funcionais.