O ambiente construído é espaço de vida, sujeito à ocupação, leitura, reinterpretação e/ou modificação pelos usuários que interagem com o ambiente social, cultural e psicológico.
Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.
Os principais tipos de paisagem são: paisagem natural e paisagem humanizada.
Existem dois tipos de paisagens: naturais e humanizadas. São aquelas em que não existiu qualquer acção do ser humano, ou seja, não sofreram transformações causadas pelo homem. Paisagem natural na Gronelândia. São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem.
Os elementos da paisagem natural são os elementos físicos do lugar, que não foram construídos pelo homem. São os aspectos que compõem a hidrografia de um lugar (rios, lagos, mares etc.), o seu relevo (montanhas, planalto, planícies, serras, vales etc.) e sua vegetação (florestas, bosques, campos, desertos etc.).
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.
Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.