Sua obra mais importante é O Grito (1893). Ela representa uma das telas mais emblemáticas do movimento expressionista. Outro artista essencial para o surgimento da vertente foi o holandês Vincent Van Gogh, integrante do pós-impressionismo.
Características da pop art Inspiração na cultura de massa; Uso da serigrafia; Imitação da estética industrial; ... Inspiração no universo das histórias em quadrinhos.
Atividade. Individualmente ou em grupos, os alunos deverão produzir uma obra que siga a estética da pop art, buscando temas, personagens e métodos que traduzam a cultura de massa contemporânea. A seguir, eles apresentam os trabalhos e o professor abre a discussão com a classe.
A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. ... No Brasil, eram as duras críticas à tortura e à violência da Ditadura e as reflexões do cotidiano banal e dos problemas sociais que ganhavam as telas.
A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”. A fonte da criação para os artistas ligados a esse movimento era o dia-a-dia das grandes cidades norte-americanas, pois a proposta era romper qualquer barreira entre a arte e a vida que a tecnologia criou nas grandes cidades.
Na década de 1950, observamos a formulação de um movimento chamado de “pop art”. Essa expressão, oriunda do inglês, significa “arte popular”. Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte.
Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.
Resposta. Resposta: A Pop Art foi a primeira expressão pós-moderna nas artes plásticas, objetos e imagens tiradas do consumo popular entravam em cena.
A fonte de inspiração dos artistas ligados à Pop Art era o cotidiano, com base no qual propunham um rompimento entre a arte e a vida comum. ... Os artistas usavam a ironia para criticar a sociedade consumista da época, enfatizando produtos de alto consumo, como a Coca-Cola e as sopas Campbell.
Os artistas da Pop Art se inspiravam na cultura de massas para criar as suas obras de arte, desta forma se aproximavam criticando de forma irônica a vida cotidiana da época, que era materialista e consumista. Eles usavam latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinho, bandeiras e outros objetos.
Entre os principais artistas da pop art, destacam-se: Andy Warhol, considerado o "papa" do pop art; Peter Blake; Wayne Thiebaud; Roy Lichtenstein e Jasper Johns.
Rebelando contra os valores elitistas, a Pop Art abraçou experiências de vida mundanas, introduzindo aspectos da cultura de massa e aproximando a arte da nova geração de americanos que começavam a experimentar todos os benefícios do paraíso dos consumidores no estado de consumo da América pós guerra.
O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas. ... Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte.
A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. ... No Brasil, eram as duras críticas à tortura e à violência da Ditadura e as reflexões do cotidiano banal e dos problemas sociais que ganhavam as telas.
A chegada da Pop Art no Brasil aconteceu na década de 60 em meio aos movimentos de protestos no país contra a Ditadura Militar. A Pop Arte já havia transformado o cenário da arte na Inglaterra e nos Estados Unidos, destacando artistas como Roy Lichtenstein, Andy Warhol e Robert Rauschenberg.