Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Nível é a nomeclatura das camadas de energia (Estacionarios.) onde os eletrons estão orbitando. Subniveis são ''camadas de energia'' dentro dos Niveis. ... São apenas 4 subniveis eles denominados como s,p,d,f.. Cada 1 suporte um certo numero de eletrons.
Os níveis representam os níveis de energia na Eletrosfera, que variam do 1° ao 7° nível. Já os subníveis são as letras s, p, d e f, que vão depender da quantidade de elétrons que cabem em cada nível.
Os subníveis eletrônicos são subdivisões das camadas eletrônicas. Eles são designados pelas letras minúsculas, s, p, d e f . Sendo os subníveis g, h e i teóricos (estando vazios nos átomos dos elementos conhecidos).
Subcamadas ou subníveis de energia: Os orbitais em um átomo são agrupados em subcamadas e, na ausência de qualquer campo magnético aplicado externamente, todos os orbitais de uma mesma subcamada têm a mesma energia.
Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém. No estado fundamental de átomos com muitos elétrons, os elétrons ocupam orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível.
A configuração eletrônica de um átomo é a representação do arranjo de elétrons distribuídos entre as conchas e sub-conchas orbitais. ... Os elétrons de valência, elétrons na camada mais externa, são o fator determinante para a química única do elemento.
Para se dar a configuração eletrônica de um átomo, colocam-se os elétrons, primeiramente, nos subníveis de menor energia (estado fundamental). Deve-se observar a ordem energética dos subníveis de energia, que infelizmente não é igual à ordem geométrica.
O átomo que possui número atômico 18 possui a seguinte configuração eletrônica em ordem de camadas eletrônicas: 2 – 8 – 8. Se possui oito elétrons na camada de valência, ele é então um gás nobre; no caso, o argônio (Ar).
Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Entre as principais características dos gases nobres, destaca-se a sua estabilidade atômica, isto é, não precisam associar-se a outro elemento para ficar estável. Os gases nobres são elementos químicos localizados na família VIIIA ou grupo 18 da Tabela Periódica.
Essa família também é chamada de grupo zero, porque a reatividade desses elementos em condições ambientes é nula. Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb). Não pare agora...
Gases nobres - Hélio, argônio, neônio, xenônio, criptônio.
hélio
Argônio
Isso permite que os gases estratifiquem-se pelo peso molecular; os mais pesados, como o oxigênio e nitrogênio, estão presentes apenas próximos da parte inferior da heterosfera.
Gases Nobres – Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn) – estão pouco presentes na atmosfera e têm como característica a difícil reação com outros elementos.
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A unidade de densidade dos gases costuma ser g/L.