Custodiante é a instituição que atua como uma espécie de agente intermediário das transações de compra e venda de ativos financeiros. Ela tem autorização para movimentar as operações dos clientes na central depositária e é responsável pela custódia destes ativos.
A custódia representa o processo de guarda de ativos, no qual as ações, os títulos e outros bens são mantidos e atualizados por terceiros, em nome do seu titular.
Custódia é o serviço de guarda, manutenção, atualização e exercício de títulos e ativos negociados no mercado. Com ela, os direitos dos títulos adquiridos ficam depositados em nome dos investidores, sob a responsabilidade do custodiante.
Para declarar ações no IR primeiro o investidor precisa fazer download do programa da Receita Federal, importar a declaração antiga (se for o caso) e ter em mãos os informes de rendimentos fornecidos pelas empresas em que investe ou da corretora de valores que possui conta.
Para declarar rendimentos isentos no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:
O serviço de custódia destina-se a fundos ou clubes de investimentos e carteiras administradas. Compreende a liquidação física e financeira dos ativos, sua guarda, registro, bem como o controle de eventos associados a esses ativos, fazendo a interface com as centrais depositárias: Cetip, Selic e B3..
O que é custodiante? Custodiante é uma instituição financeira responsável por deter a custódia de ações e ativos de fundos, seja de pessoas físicas, seja de jurídicas. Quando se faz uma aplicação em um fundo de investimento, você não compra diretamente o ativo, mas sim cotas do fundo.
O administrador do fundo tem a obrigação de diligenciar para que sejam mantidos, atualizados e em perfeita ordem, o registro de cotistas, o livro de atas das assembleias gerais, o livro ou lista de presença de cotistas, os pareceres do auditor independente, os registros contábeis referentes às operações e ao patrimônio ...
A custódia de cheques é um serviço de guarda dos cheques pré-datados recebidos por sua empresa, evitando possível risco de roubo, incêndio ou extravio. É muito fácil de usar e ainda contribui para melhorar o gerenciamento e o controle financeiro das vendas.
A custódia de cheque pode ser solicitada tanto por pessoas jurídicas quanto por pessoas físicas. Mas, cada empresa pode delimitar o seu público, portanto, é possível encontrar locais que atendam apenas pessoas jurídicas.
O Bradesco também começa hoje a oferecer o serviço de custódia física e eletrônica de cheques. O banco irá guardar os pré-datados dos clientes e fará, na data prevista para o depósito, sua compensação automática. A taxa cobrada para o serviço de custódia será de R$ 0,09 por cheque, diz Burani.
A tarifa mensal de custódia do BB BI é cobrada quando da existência de saldo e/ou movimentação na conta de custódia do investidor, em conta corrente no primeiro dia útil do mês subsequente, sendo composta de duas partes: fixa e variável.
Trata-se da taxa de custódia, que é paga à bolsa de valores para guardar os títulos em nome do investidor. Essa taxa é de 0,3% ao ano sobre o valor total dos títulos (valor investido + rendimento).
Você pode solicitar diretamente ao seu gerente, informando os dados da instituição que receberá a custódia dos papéis que deseja transferir. Os procedimentos necessários serão realizados na agência sem necessidade de sua presença e você poderá fazer a confirmação pelo aplicativo ou portal BB.
Como fazer a transferência de custódia?
STVM: Como preencher
Normalmente o processo é quase instantâneo, demorando abaixo de 15 minutos. Porém, dependendo do valor a ser remetido, pode ser que a própria agência bancária necessite liberar a transferência em instâncias superiores dentro da própria agência.
Acompanhe o passo a passo: