É aquele que se refere ao universal e necessário, ao que é de uma maneira e não pode deixar de ser tal como é, ao que acontece sempre da mesma maneira.
Regras do Silogismo Para que um argumento em forma silogística seja válido, ele deve obedecer a um conjunto de regras mais ou menos intuitivas, que são as seguintes: 1ª Regra: somente três termos (menor, médio e maior). 2ª Regra: os termos maior e menor nunca devem ter maior extensão na conclusão do que nas premissas.
Silogismo, que tem origem na palavra grega syllogismos (“conclusão” ou “inferência”), é uma forma de raciocínio baseada na dedução. Esta linha de pensamento, criada pelo filósofo Aristóteles, utiliza duas preposições iniciais para se chegar a uma terceira, que no caso é a conclusão.
Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Uma dada fórmula pode ou não ser conclusão de uma dada coleção de premissas. Isto depende da Lógica ou do sistema lógico considerado.
Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa. Inferência é a operação pela qual se passa da verdade da premissa para a verdade da conclusão. Por exemplo: Premissa: Ninguém atende ao telefone.
A lógica é um campo de estudo da Filosofia que se dedica a entender as relações linguísticas que tornam uma proposição válida ou inválida no interior de um argumento.
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
Resposta. Lógica, na filosofia estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.
A lógica matemática é uma subárea que desdobra-se na análise das proposições, a fim de verificar se uma afirmação é verdadeira ou falsa. Entre as suas aplicações destacam-se a programação de computadores e o uso em questões de vestibulares. Todas essas áreas compartilham princípios básicos de lógica e definibilidade.
Resumo. Neste artigo, a lógica formal é definida como a ciência das leis do pensamento e a arte de aplicá-los corretamente na procura e demonstração da verdade.
Sua principal função é analisar a validade de argumentos por meio de um sistema simbólico. Assim, o estudo da lógica matemática constituiu-se, no mundo moderno, como um importante ferramental para o diagnóstico da qualidade de um argumento filosófico, em diversos pontos.
Operações Lógicas. As operações feitas a partir de proposições são chamadas de operações lógicas. Este tipo de operação segue as regras do chamado cálculo proposicional. As operações lógicas fundamentais são: negação, conjunção, disjunção, condicional e bicondicional.
Assim, podemos classificar as sentenças em abertas e fechadas. A sentença aberta é aquela em que existe uma variável que faz com que nós não consigamos avaliar se são verdadeiras ou falsas. Já a sentença fechada é aquela que não possui nenhuma variável, todas as informações são bem claras.
AND é um Operador Lógico que corresponde a uma das três operações lógicas envolvidas na função de pesquisa. Seu resultado é a interseção dos conjuntos de documentos que contiverem os termos (palavras) usados.
Além dos operadores lógicos binários, o operador unário ! pode ser usado para realizar uma negação lógica de um único operando: converte um operando zero em um, e um operando diferente de zero em zero.