Segundo Santos (1997, p. 12), a ética faz referência a um “conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano”, enquanto que a lei faz referências a “acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser”.
A moral normatiza e direcionas a prática das pessoas, buscando o auto aperfeiçoamento; o direito se dirige a conduta do indivíduo, buscando o bem coletivo e a ética teoriza sobre as condutas, estudado concepções que dão suporte à moral e ao direito.
Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. Já a norma ética não obriga coativamente a pessoa que a descumpre. ...
No mundo corporativo, ela está presente como definição de ética profissional e empresarial. A primeira está ligada ao conjunto de normas que formam a consciência do colaborador, enquanto a segunda relaciona-se diretamente com o comportamento e valores da empresa e sua atuação dentro da sociedade.
Ainda, a ética presente nos profissionais no ambiente de trabalho proporciona-lhes no dia a dia um exercício saudável e prazeroso de comprometimento, honestidade, confiabilidade, etc., condutas estas que lhe trazem um maior reconhecimento, tanto pelo seu trabalho, quanto por suas condutas exemplares.
A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade.
Confira abaixo alguns exemplos de ética no ambiente organizacional:
O campo ético é, assim, constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.
Resposta: Os constituintes do campo ético. Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.
Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética. Assim, o campo ético é constituído pelos valores e pelas obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, principal constituinte da existência ética.
Ética e moral possuem diferentes significados. a ética esta associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
Qual a diferença entre Ética e Moral? A moral refere-se ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social. Já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral, que nos diz como viver em sociedade.
A ética é uma reflexão sobre o nosso comportamento, o criando regras de conduta. Não existe diferença entre os dois, pois ambas são fundamentadas na fé. A ética são as leis enquanto que a moral é natural. A Ética só existe no estado de natureza e a moral é um conjuto de praticas sociais.