Saiba Quantas Calorias Tem Cada Alimento
SIM! O que não falta é um jeitinho saboroso para ter esse item na sua mesa até mesmo na dieta. Dependendo da variedade, a batata pode ter mais ou menos calorias. A batata inglesa, mais comum de ser encontrada, tem só 52 calorias quando preparada cozida, sem adição de óleo.
Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce. “Ela é fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A, C e E, além das do complexo B”, descreve a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.
Mas é hora de deixar isso para trás. Na verdade, as batatas estão no topo do índice de saciedade (uma medida de como as pessoas se sentem depois de comer alimentos específicos). De fato, de acordo com o índice, seriam necessários sete croissants para encher sua barriga tanto quanto uma única batata.
Uma das favoritas de quem pratica atividades físicas, a batata doce está no topo da nossa lista de qual batata engorda mais.
Mandioca X batata Por falar na sua rival, a mandioca leva certas vantagens. ... Fazendo justiça, porém, precisamos avisar que a abundância em energia traz um efeito colateral: 100 gramas de mandioca têm quase três vezes mais calorias que a mesma porção de batata – são 160 calorias contra 58.
Batata inglesa Entretanto, a batata inglesa é mais calórica que a batata doce e a batata yacon, e como é composta em grande parte por carboidratos, seu consumo deve ser moderado.
Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. ... As batatas assadas, cozidas ou em forma de purê, que são preparações que necessitam de pouca ou nenhuma adição de óleo, são as mais indicadas para quem está buscando perder peso ou uma alimentação mais saudável.
A batata tem menos calorias, menos hidratos de carbono (com um índice glicémico inferior), menos proteína e mais fibra do que o arroz. Além disso, apresenta uma riqueza vitamínica bastante superior. Por outro lado, o arroz possui mais zinco e sódio, enquanto a batata apresenta maiscálcio, potássio, fósforo e magnésio.
arroz branco
O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca. No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva.
Substitutos do arroz
No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.
Por que não é correto lavar arroz? O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Você faz assim: Deixe cozinhar em fogo alto sem tampar. Quando começar a sumir as bolhinhas de água entre os grãos de arroz cozido, retire a panela do fogo. Escorra o arroz até parar de sair aquele caldo branco, nessa altura tem pouco caldo, que é o que deixa o gosto forte no arroz parbolizado.
Aquela poeirinha branca que aparece na lavagem do arroz e que deixa a água branca não é sujeira. Uma das fases do beneficiamento do arroz é o processo de polimento, que é necessário para deixar os grãos lisinhos e branquinhos. Assim, os resíduos dos próprios grãos ficam grudados em forma de poeira.
O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes se perdem. Portanto, não é recomendado a lavagem desse alimento. O arroz é um produto não perecível, não sendo um bom veículo de bactérias.
Como preparar arroz para remover o arsênico
Se você gosta de arroz soltinho, ao fritar você faz com que ele fique com a parte externa do grão um pouco mais dura e evita assim que um grão grude tão facilmente no outro.
Refogue o arroz por cerca de 2minutos, para ele 'selar', um arroz bem refogado é sinal de arroz bem soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais. Não esquece, não pode 'dourar' senão amarela. Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2.
Primeiro, desligue o fogo e transfira o arroz da panela quente para um recipiente frio, ele precisa parar de cozinhar antes que a consistência fique irremediável! Depois, coloque o arroz em uma peneira e despeje água mineral sobre ele, mexendo a peneira para ele soltar.
Antes de cozinhar, deixe o arroz coberto, com água, por pelo menos meia hora. Só daí é que os grãos, junto com a mesma água, vão para a panela. Ao lado, vai ser feito o arroz, ainda seco. Da primeira panela, com o arroz que ficou de molho, sai uma porção.
3 xícaras
Sendo assim, para não errar, basta utilizar a medida padrão: para cada 1 xícara (chá) de arroz, utilize 2 xícaras (chá) de água. Se você colocar menos água, terá um arroz duro que não cozinhou direito. Se colocar mais água do que a medida, terá um arroz papa.