Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.
Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações.
O que é um Balanço Patrimonial ou Contábil Essa demonstração informa toda a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Além disso, é possível identificar todos os investimentos e suas fontes de recursos.
Se o Ativo contém os bens e direitos e o Passivo Exigível contém as obrigações, podemos dizer, então, que o Patrimônio Líquido é a situação líquida do patrimônio, ou a diferença entre o que a empresa “tem” e o que ela “deve”.
A Situação Líquida Patrimonial (SLP) representa a diferença entre o Ativo real (ativo total) e o Passivo real (passivo exigível, capital de terceiros). *A Situação líquida superavitária ou positiva é evidenciada pelo excesso do Ativo sobre o passivo exigível (Ativo > Passivo exigível).
Situação plena ou propriedade total dos ativos: ocorre quando A > PE e PE = 0, determinando PL > 0. Assim, A = PL. ... Situação nula ou de equilíbrio aparente: ocorre quando A = PE, determinando PL = 0.
O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa), possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa). É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados.
Situação deficitária ocorre quando o total do Ativo é igual ao total das obrigações; III. Situação líquida passiva é o mesmo que passivo a descoberto; ... Situação líquida será nula quando não houver Ativo.
b) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”. ... e) Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação.
A função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício. objetiva apurar o Rédito ou Resultado (Lucro ou Prejuízo) das aziendas. Tal apuração é feita em uma demonstração específica, chamada demonstração do resultado do exercício, por meio do cotejo entre as receitas e despesas.
Significado de Azienda [Jurídico] Bem autônomo que, separado de seu proprietário, não tem vinculação com o patrimônio da empresa nem de seus sócios. [Contabilidade] Reunião dos bens e direitos que compõe o patrimônio de alguém, sendo usada e administrada livremente por essa pessoa; fazenda.
[Economia] Valor que se obtém de um investimento; juro, rendimento, lucro. Etimologia (origem da palavra rédito). Do latim reditus, volta ou rendimento.
Significado de Escrituração Contabilidade; conjunto de livros e atos com os quais se faz a escrita comercial de uma casa, de um estabelecimento comercial etc.
Série de atos executados no sentido de elaborar o registro sistemático e metódico de todas as operações de valor econômico havidas num estabelecimento comercial, obedecendo os princípios estabelecidos pela contabilidade.
No meio empresarial brasileiro, escrituração é o nome que a legislação escolheu para expressar o ato de se efetuarem os lançamentos em contas — geralmente para fins contábeis — posteriormente compilados em livros e fichas.
A Escrituração é a função de Registro contábil, quando usada o método das partidas. Sem ele pode ser usada como controle administrativo e não contábil.
A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.
A escrituração contábil é uma técnica de controle patrimonial baseado no registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma organização. O objetivo por trás dessa técnica é permitir que uma empresa possa controlar o seu patrimônio da melhor forma possível – auxiliando na gestão do negócio.
A escrituração deve obedecer um método de escrituração mercantil uniforme, em língua e moeda brasileiras, em rigorosa ordem cronológica, com individualização e clareza.
Desde que legalmente habilitado para o exercício profissional, o titular da empresa individual, o sócio, acionista ou diretor da sociedade pode assinar as demonstrações financeiras da empresa e assumir a responsabilidade pela escrituração.
Conheça dicas para realizar uma escrituração bem feita
A Demonstração Contábil elaborada sem o suporte da contabilidade formal é demonstração falsa e criminosa, tanto sob o aspecto do profissional, como do empresário, passível de punição pelo Conselho Regional de Contabilidade e pela Justiça.
Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto de dispensa legal da escrituração contábil, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma da Lei Complementar 123/2006 (Simples Nacional) que aufira receita bruta anual de até R$ (oitenta e um mil reais).
Resposta. Resposta: Em termos mais técnicos, pode-se definir o processo contábil como aquele que tem início quando acontece a transação e é concluído quando essa transação é registrada nos livros apropriados (livros de contas).
Caso a empresa não pague, ela entra em débito com os órgãos públicos. Isso, além de gerar uma dívida, também impede diversas transações que exigem certidões negativas de contas e por isso toda empresa precisa de contador.
O contador é indispensável para a realização de algumas tarefas próprias da administração da empresa, como controle de livros fiscais, realização de auditorias internas, controle dos impostos a serem recolhidos, fluxo de caixa, dentre outros.
De modo geral, os Contadores atuam na gestão patrimonial, fiscal e contábil do negócio, cuidando das contas a pagar, do recolhimento de impostos e da gestão dos bens e investimentos, por exemplo.