EQST

O Que Significa Uma Navalha?

O que significa uma navalha?

Significado de Navalha substantivo feminino Instrumento cortante, de lâmina de aço afiada e cabo que protege o fio da lâmina, quando fechado. Tipografia Lâmina utilizada para cortar papel, num dispositivo especial chamado "guilhotina". ... substantivo feminino plural Dentes do javali.

O que defendia Guilherme de Ockham?

Desenvolvendo uma teoria baseada no sujeito e nas situações particulares, em total contraposição ao pensamento aristotélico clássico e por consequência tomista, que preocupavam-se em compreender o caráter universal das coisas, defendia Ockham, que cada indivíduo possuía o direito dado por Deus e pela natureza de ...

Qual é o problema da teoria dos universais?

Problema dos universais (ou "querela dos universais") é a designação dada ao debate, sustentado pelos historiadores da filosofia, sobre questão de saber se os universais são coisas ou meramente palavras. ... Por exemplo, a circularidade é um universal que todas as coisas que são circulares partilham.

Qual a diferença entre os realistas e os nominalistas em relação à questão dos universais?

Realismo, nominalismo e idealistas. Para os filósofos realistas, um universal é uma coisa, algo com existência real, embora imaterial. ... Os nominalistas irão defender que universais são apenas palavras e que nós humanos classificamos as coisas por suas propriedades, mas que na realidade não há universais.

Qual a diferença de pensamento entre os realistas e os nominalistas?

Os nominalistas afirmavam que nenhuma substância metafísica se esconde por trás das palavras: as pretensas essências não são além de palavras ou signos que representam coisas sempre singulares. Enquanto os realistas postulavam a existência de coisas exteriores a nós e independentes do que pensamos sobre elas.

Qual a diferença entre o realismo e o Antirrealismo?

Os realistas acreditam que o conhecimento humano tem por base os fatos do mundo, de modo que ele é uma forma segura de compreender o mundo como ele é, enquanto que os antirrealistas acreditam que o conhecimento humano é apenas uma abstração interpretativa do que seria a realidade (que é inacessível), de modo que nenhum ...

O que é o princípio do nominalismo?

Código Civil adotou, assim, o princípio do nominalismo, pelo qual se considera como valor da moeda o valor nominal que lhe atribui o Estado, no ato da emissão ou cunhagem.

O que é Flatus vocis?

Apareceu apenas a palavra “decência”, como flatus vocis (que quer dizer “palavras esvaziadasdesignificado, inventadaspara predicar coisas reais”; a frase é de Roscelino de Compiègne, no século XI; essa questão é retomada, quase dois séculos depois, por Guilherme de Ockam, para fazer, como seu nominalismo, a primeira ...

Qual era a visão que a filosofia tinha sobre o homem no período medieval?

Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica. Isto pode parecer paradoxal em nossa época, mas naquele tempo era perfeitamente compreensível.

Qual era o papel do Cristianismo na Idade Média?

A Igreja Católica era a grande responsável pelo pensamento social e cultural na época, seu poder era tão grande que influenciava até a própria monarquia. ...

Qual é o lugar da experimentação da Idade Média?

O século XVII na Europa foi onde começou a nascer o método experimental da possibilidade de explicar a mecânica e a matemática do universo.

Como ocorreu a Filosofia na Idade Média e quais as características desse pensamento filosófico medieval?

De modo geral, pode-se dizer que o tema mais importante da filosofia medieval foi a questão da relação entre fé e razão. ... O objeto central de sua reflexão foi a análise das diferenças e da relação entre os dogmas aceitos pela fé e as verdades descobertas pela razão.

Qual a relação entre fé e razão na filosofia?

Na cultura ocidental, o embate e o antagonismo existente entre a (crença religiosa) e a razão tornaram-se claros desde períodos muito antigos. A Filosofia marca o conflito entre a razão e a quando tenta explicar racionalmente os fenômenos, tais como os mitos, recusando a cega. ...

Por que a filosofia medieval foi baseada na fé e na filosofia clássica grega?

Ela surge com o intuito de refletir sobre a existência de Deus, da alma humana, da imortalidade. Em suma, desejam justificar a a partir da razão.

Qual a relação entre fé e razão na filosofia medieval?

A filosofia medieval é centrada na existência de Deus e nos valores cristãos, onde por meio da razão e pela eram feitos estudos sobre a existência de Deus e a relação que ele tem com o homem. ... No período medieval o centro do poder estava na Igreja e em seus ensinamentos.

Qual é o papel da razão no período denominado de filosofia medieval?

O papel da filosofia medieval é estabelecer a relação entre fé e razão. A razão trata-se da maneira de se pensar na filosofia coma finalidade de se obter a verdade universal, já a fé trata-se de uma crença que é seguida por adeptos de uma religião.