A arquitetura CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), é uma arquitetura que suporta muitas instruções, porém a execução dessas instruções são mais lentas, já a arquitetura RISC (Conjunto Reduzido de Instruções), suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que ...
RISC (acrônimo de Reduced Instruction Set Computer; em português, "Computador com um conjunto reduzido de instruções") é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
CISC é o acrônimo de Complex Instruction Set Computer, ou seja, executa instruções complexas.
Quais são características do paradigma RISC de projeto de CPU? São mais baratos, menos acesso à memória, conjunto de instruções simples. ... Grande número de registradores de propósito geral e os programas tendem a ocupar menos espaço em memória. Em geral usa mais memória para armazenamento de dados.
Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. ... Outra vantagem dos processadores RISC, é que, por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar a freqüências mais altas.
A ideia foi inspirada pela descoberta de que muitas das características incluídas na arquitetura tradicional de processadores para ganho de desempenho foram ignoradas pelos programas que foram executados neles.
1.
Um barramento de endereços (address bus em inglês) é um barramento, usado por uma UCP ou por dispositivos capazes de usar DMA para informar os endereços físicos/locações de memória de um computador que o microprocessador ou dispositivo deseja acessar (ler/escrever).
Barramento de dados – como o próprio nome já deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos. Barramento de endereços – indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.
Barramentos internos e externos Barramentos so conjuntos de sinais digitais atravs dos quais o processador transmite e recebe dados de circuitos. ... Entre eles podemos citar os seguintes: Barramento SCSI Barramento USB Barramento Firewire Barramento IDE 1) Barramento AGP.
Barramentos internos são aqueles que ficam situados dentro da placa-mãe. São os barramentos para placas e mídias. Exemplo de placas: placa de vídeo, placa de som, placa de rede, placa de modem, etc. Exemplo de mídias: HD, CD, DVD, SSD, Pendrive, Fita Magnética, disquete,etc.
Embora haja muitos desenhos diferentes de barramentos, em qualquer barramento as linhas podem ser classificadas em três grupos funcionais (Figura 3.
os barramentos mais comuns são: Barramento local – faz conexão entre processador e memória. Barramento ISA – usados pelos slots de 8 e 16 bits e algumas interfaces da placa mãe. Barramento PCI – usado pelos slots PCI, interface e USB.
Barramento de Dados; Barramento de Endereços, e Barramento de Controle.
1 bit
Tempo de ciclo (ou ciclo de memória) é conceituado como o tempo decorrido entre dois ciclos sucessivos de acesso à memória.
Como o tamanho da palavra é 4 bits, são necessárias 4 linhas de dados. Entradas de Endereço: como a memória possui capacidade de armazenar 32 palavras, são necessários 32 (25) endereços diferentes, começando de 00000 até 11111 (0 a 31 em decimal). Portanto a memória deve ter 5 bits de entradas de endereço.
Na E/S dirigida por interrupção, o processador envia um comando de E/S e continua a executar outras instruções, sendo interrompido pelo módulo de E/S quando este tiver completado seu trabalho.
A função de um controlador de E/S é controlar o dispositivo de E/S, além de manipular acessos ao ``bus''. Quando um programa precisa de dados do disco, por exemplo, ele envia um comando ao controlador de disco, que emite comandos como ``seek'' à unidade de disco.
Entrada/saída, sigla E/S (em inglês: Input/output, sigla I/O) é um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de ...
7.