O Termômetro de Galileu pode ser usado para medir a temperatura ambiente. Além de ser um dispositivo muito bonito, sua leitura é bastante fácil de ser feita.
O que eu preciso?
Resposta. Porque ao aquecer o bulbo, o ar no seu interior se expandiu e se tornou menos denso que o ar de seu exterior. Quando invertido o tubo dentro d´água, o ar não pode mais escapar, e a água sobe no tubo, comprimindo o ar até a situação inicial.
A dilatação da água é pequena, não é linear,o ponto de fusão é alto, além disso,por ser transparente, a leitura do termômetro seria mais difícil.
Dentro dele, um tubo de vidro menor, armazena uma quantidade de fluido sensível ao calor, o mercúrio. Ele é a substância geralmente utilizada, por isso ficou também conhecido como termômetro de mercúrio. Mas atenção!!!!
O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602. ... O termoscópio de Galileu tem funcionamento baseado na dilatação das substâncias. Esse princípio continua a ser usado nos dias de hoje.
O líquido colocado nos termômetros geralmente é o mercúrio, pois o mercúrio dilata-se quando a temperatura aumenta, e aumenta de volume à menor variação de temperatura.
O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
Para medir a temperatura com o termômetro digital, deve-se seguir os passos:
No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C. A OMS classifica a hipotermia em três níveis: Hipotermia leve: temperatura entre 36,0 e 36,4°C.
Qual é a temperatura normal de um bebê? O bebê que ainda toma leite materno possui uma temperatura corpórea maior do que a de um adulto. Em uma criancinha, o intervalo considerado normal geralmente está entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.
A temperatura normal do corpo humano é de 35,5ºC a 37,5ºC, e em bebês também. A grande diferença é que o bebê ainda não tem controle total da manutenção das temperaturas (calor e frio) e, quando o ambiente está muito quente, ele não consegue se resfriar até manter sua temperatura normal.
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.