O subjetivismo é a ideia de que não há outra realidade além da realidade do sujeito. É correspondente ao solipsismo, quando em se tratando de análises textuais, como em literatura. ... O subjetivismo atribui a fonte de se cada um tem a sua própria verdade, talvez seja impossível haver entendimento.
O subjetivismo é a doutrina fílosófica que afirma que a verdade é a mentira individual. Cada sujeito teria a sua verdade. ... Para o objetivismo, a verdade é a correspondência ou adequação entre a ideia do sujeito conhecedor e o objeto conhecido. A verdade, por isso, objetiva não é pessoal, nem subjetivante.
Significado de Objetivismo substantivo masculino [Filosofia] Crença na existência de uma realidade objetiva; doutrina que afirma a existência de normas objetivas, que têm validade geral.
O Objetivismo afirma que a realidade existe independentemente da consciência, que o ser humano tem contato direto com a realidade através dos sentidos, que pode ter conhecimento objetivo pelo processo de formação de conceitos, da lógica dedutiva e indutiva, que o objetivo moral da vida humana é atingir a própria ...
Universalismo moral (também chamado de objetivismo moral ou moralidade universal) é a posição metaética que algum sistema de Ética, ou uma ética universal, aplica-se universalmente, ou seja, para todos os indivíduos em situação semelhante, independentemente de raça, cultura, sexo, religião, nacionalidade, sexualidade ...
Objetivismo estético - Perspetiva estética que defende a existência de propriedades estéticas nos próprios objetos, as quais em nada dependem dos sentimentos das pessoas que os apreciam. De acordo com o objetivismo a beleza está nas próprias coisas, pelo que não depende das opiniões de cada um.
Subjetivismo. O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um indivíduo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam.
O subjetivismo idealista entende a língua como um fenômeno que tem sua origem no interior do individuo, logo a enunciação, de acordo com essa visão, partiria do interior para o exterior do sujeito.
Entender a verdade como objetiva, possível de ser estabelecida em todos os planos, significa para o Subjetivismo uma tentativa de manipulação: querer que a totalidade veja e aceite a forma de ver e entender a vida de uma individualidade ou um de grupo.
Paradigma objetivista O processo de avaliação da aprendizagem se dá através de testes e outros instrumentos de apreciação, onde se atribui qualidade ao que é avaliado. Preocupa-se com a objetividade.
O relativismo entende que não há nenhuma verdade absoluta, nem no âmbito moral e no campo cultural. Por isso, propõe uma abordagem cultural e moral sem julgamentos pré-concebidos.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.
Fontes para Currículo, veja qual usar!
Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos.
O ceticismo trata-se de uma corrente filosófica que releva questionamentos sobre ocorrências, opiniões, pensamentos e crenças convencionadas pelo senso comum como verdades. Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza.
O ceticismo, no entanto, não se constitui em uma doutrina ou conjunto de teses sobre a realidade. Sua característica principal é desconfiar das certezas, mantendo uma atitude crítica diante de qualquer afirmação dogmática. ... O ceticismo não combate o conhecimento comum, seu foco é o pensamento dogmático.