Sorologia sífilis: CMIA (quimioluminescência de micropartículas) reagente, VDRL 1:1024, TPHA (Treponema pallidum Hemaglutination) reagente, sorologias HIV, toxo‑ plasmose, hepatites B e C e citomegalovírus não reagentes.
Exames que comprovam a cura da sífilis. Os exames que testam a cura da sífilis são o exame de sangue VDRL e o exame do líquor. A cura da sífilis é alcançada quando os exames de VDRL e do líquor são considerados normais, entre 6 e 12 meses após o início do tratamento.
O título de 1:4 em pacientes que apresentaram VDRL positivo, tem significado de paciente devidamente tratada e menos risco para o bebê. Seria interessante manter uma monitorização do bebê pela Medicina Fetal e repetir VDRL no tempo de 30-60 dias novamente para menor ansiedade do casal. Grande abraço.
A redução de dois ou mais títulos do VDRL (ex: de 1:128 para 1:32) ou a negativação do exame em 6 a 9 meses do tratamento, indica cura. Deve verificar também se seu parceiro realizou o tratamento corretamente também.
Evidentemente, a principal via de transmissão é mesmo a sexual. O período de incubação, ou seja, o tempo para a sífilis se manifestar após o contágio, dura, em média, 21 dias, podendo variar entre 3 e 90 dias."