Como pode ser observado, para se ter como fazer pesquisa quali-quantitativa é necessário se valer de dados numéricos (de um ou mais tipos) e, em seguida, efetuar a interpretação e análise desses dados.
Pesquisa qualitativa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões. A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.
As perguntas podem ser classificadas quanto a sua forma da seguinte maneira: Perguntas abertas. O interrogado responde com suas próprias palavras e, por isso, são difíceis de tabular e analisar. Perguntas fechadas.
De acordo com a resolução 196/ 96, sujeito de pesquisa é o participante pesquisado, individual ou coletivamente, de caráter voluntário, vedada qualquer forma de remuneração.
Além disso, os itens (perguntas) devem ser de fácil entendimento e as alternativas de resposta precisam ser claramente definidas. Em muitos casos, existe uma pré-aplicação do instrumento com intuito de quantificar a clareza das perguntas. Essa fase é importante na prevenção de resultados insatisfatórios.