Plantas alógamas são plantas que fazem, preferencialmente, polinização cruzada. Neste caso, a fertilização acontece quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.
Conseqüências da alogamia: Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); ... Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.
4.
A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).
Em primeiro lugar, a polinização pode ser vista como o primeiro passo para a reprodução das plantas, ou seja, ele precede a fertilização. Deste modo, a polinização faz com que os grãos de pólen que contenham gametas masculinos.
A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. ... Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos.
Ao atingir o saco embrionário, o tubo se rompe liberando os dois núcleos espermáticos, sendo que um fecundará a oosfera, originando um zigoto e o outro se unirá aos 2 núcleos polares, originando um tecido de reserva, o endosperma (3n). Tal processo denomina-se dupla fecundação e é um caráter exclusivo das angiospermas.
(Cefet-CE) A fertilização em angiospermas é dita “dupla”, porque: a) Um núcleo espermático une-se com dois núcleos polares, e o outro fertiliza a oosfera. ... A dupla fecundação recebe esse nome, pois um gameta masculino une-se à oosfera, enquanto outro gameta masculino funde-se aos núcleos polares.
Um grão de pólen, ao atingir o estigma de uma flor de mesma espécie, é estimulado a se desenvolver por substâncias indutoras presentes no estigma. O tubo polínico atinge exatamente a micrópila ovular e um dos dois núcleos espermáticos do pólen fecunda a oosfera, originado o zigoto. ...
Significado de Polínico adjetivo Relativo a pólen; que contém pólen.
o tubo polinico é uma crescimento celular do grão do pólen em direção ao óvulo ,que possibilita a fecundação nas plantas espermatoficas .
Essa aquisição evolutiva foi importante para as espermatófitas (angiospermas e gimnospermas), pois, com o tubo polínico, a fecundação tornou-se independente da água do ambiente (sifonogamia).
Em botânica, o ovário é uma parte do gineceu, que contém os óvulos a serem fecundados, constituindo a sua parte inferior. O ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas que recebem o nome de carpelos que representam os macrosporófilos, que poderão ser livres ou fundidos...
Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização.
Gineceu. O conjunto de carpelos é denominado de gineceu, a parte feminina da flor. O gineceu é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta.
As plantas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas.
As plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.