4. Grande Passeio. No grande passeio, os casais estão de mãos dadas (a direita do homem e a esquerda da mulher) e caminham em sentido circular. Enquanto a música toca, eles fazem movimentos com os braços.
ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços. RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares.
Um orador, também chamado de marcador ou animador, proclama frases divertidas que determinam os movimentos da dança. Ele pode ou não fazer parte da coreografia. Algumas frases populares proferidas pelo narrador da dança da quadrilha são: Olha a cobra!
A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais.
Origem francesa, voltar todos a seus lugares, na dança da quadrilha. Exemplo de uso da palavra Anarriê: Anarriê (an arrière - para trás), muito usada nas quadrilhas, festas juninas.
“Alavantu” é “en avant tous”, que quer dizer “todos à frente” e “anarriê” quer dizer “en arrière” , “para trás”, em francês.
Significado de Balance Balance vem do verbo balançar. O mesmo que: nute, oscile, balangue, mova, movimente, agite, mexa, balanceie, balouce.
A palavra Anarriê possui origem francesa an arrière, e significa voltar todos a seus lugares durante a dança da quadrilha em festas juninas. A palavra Alavantú também é de origem francesa En Avant, Tout, e significa todos vão pra frente. O balancê é um passo de quadrilha em que o corpo balanceia de um pé para o outro.
Máquina, para reproduzir documentos em livros chamados copiadores, para imprimir bilhetes de visita, etc. Etimologia (origem da palavra balancé). Do francês balancé.
O 'changê de damas' nada mais é do que a troca de damas na dança, do francês 'changer'. O 'alavantú', quando os casais se aproximam e se cumprimentam, também é francês, e vem de 'en avant tous'.