Os cactos, por viverem em regiões áridas e isoladas, ajudam as pessoas e conhecerem a sua força interna em momentos de solidão. Pelo fato de os cactos armazenarem água (elemento que simboliza sentimentos e emoções) dentro do caule, o mesmo favorece aqueles que se defendem muito das próprias emoções.
Mesmo que às vezes sejam pequenos, os cactos são guardiões da casa e capazes de proteger o local contra a presença das energias negativas. Porém, o excesso de espinhos neles podem alterar o estado do humor das pessoas, deixando-as mais sensíveis.
A planta, no entanto, não deve ficar dentro de casa. De acordo com os ensinamentos do Feng Shui, os cactos, assim como outras plantas com espinhos, jamais podem ficar dentro de casa, pois podem levar ao conflito, à discórdia e a obstáculos.
Se você acha o cacto muito bonito, mantenha-o fora de sua casa, no quintal, lado externo e jamais dentro de casa. Da cultura oriental, mas é uma planta que contém uma amarração de raízes, concentra-se dentro de um vaso pequeno e não cresce. Pelo Feng Shui, não gera crescimento como uma imagem e como energia.
Utilizar vasinhos de cactos como centros de mesa é uma ótima ideia para trazer delicadeza à decoração. Pode-se usar vasos de barro, cimento ou então fazer um mix com vários estilos e cores.
Cactos gostam de água Mesmo sendo plantas que sobrevivem bem em lugares secos e com muito sol, é preciso regá-las com uma certa frequência. Molhe a terra com cuidado: em dias quentes, borrife um pouco de água e molhe uma vez por semana e. em dias frios. de 15 em 15 dias.
Ter uma boa drenagem é essencial para garantir o crescimento saudável das espécies – raízes encharcadas acabam apodrecendo. Faça uma mistura de matéria orgânica, terra comum e areia grossa. Depois de fazer o plantio, é interessante cobrir o solo com pedras, seixos, cascalho, casca de pínus ou fibra de coco.
Você também pode fazer seu mini jardim utilizando um pote de vidro, aquário ou algum outro recipiente transparente. Comece colocando cascalhos, manta de drenagem e o substrato. Depois, acrescente as plantas escolhidas e finalize com pedriscos. Se desejar, decore com elementos como casinhas, joaninhas e bonequinhos.
Para fazer mudas de suculentas, você deverá coletar as melhores folhas da planta e colocá-las em um recipiente com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. Esse recipiente precisa ficar em local iluminado e bastante arejado, mas não pode pegar sol direto e água da chuva.
Comece pelas partes mais externas e trabalhe em direção ao centro da planta se necessário. Pode apenas o suficiente para alcançar seu objetivo. Para estes tipos de cactos, você deve fazer cortes mais próximos à base dos ramos. Corte os ramos metodicamente, colocando-os de lado de forma segura antes de continuar.
Mas o que você talvez não saiba é que existem diferentes tipos de cactos que podem ser usados na decoração. Isso mesmo! Mais precisamente os cactos pertencem a família das Cactaceae com cerca de 300 gêneros catalogados e duas mil espécies diferentes.
Os cactos podem ficar finos por basicamente duas coisas, falta de luz solar ou falta de nutrientes do solo. ... Os cactos que são cultivados dentro de casa têm maior probabilidade de ficarem finos por falta de luz. Esse fenômeno de ficarem mais finas é denominado de estiolamento.
Cactos são plantas adaptadas a condições climáticas de regiões secas e algumas espécies podem viver por até 200 anos. Pertencente à família das Cactáceas se caracterizam pelo fato da maioria ter espinhos e conseguir sobreviver a longos períodos de secas com aparência vistosa.