De acordo com Consenso de Roma IV, a dispepsia é definida como a presença de sintomas dispépticos crônicos na ausência de doença estrutural ou metabólica.
Constipação crônica funcional resulta da retenção voluntária de fezes pela criança ou adolescente re- lacionada ao medo de evacuar causado por uma evacuação prévia dolorosa2.
Os sintomas da constipação podem variar: Menos de três evacuações por semana. Dificuldade em esvaziar os intestinos sem muito esforço. A sensação de que você é incapaz de esvaziar completamente o seu intestino....Você também pode experimentar:
A constipação pode ser primaria ou secundária a um distúrbio de base3 e é classificada como crônica quando os sintomas estão presentes há mais de 6 meses.
Prisão de ventre é um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. As causas mais comuns são dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal.
É importante orientarmos nossos pacientes para a necessidade de uma dieta rica em fibras e de uma hidratação ade- quada. O manejo farmacológico pode incluir suplementação de fibras, laxativos osmóticos, emolientes e laxativos irritativos.
As causas alimentares são muito comuns. Desidratação causa constipação porque o corpo tenta conservar água no sangue através da absorção da água das fezes. As fezes com menos água são mais difíceis de passar. Frutas, verduras, cereais e outros alimentos contendo fibras são os laxantes naturais do trato digestivo.
E o melhor disso: a maioria delas é totalmente natural e recomendada por médicos.