Poemas, romances literários, contos, lendas etc. Texto não literário: Reportagens, receitas, livros didáticos etc.
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
A função do texto principal é passar de maneira clara todo o conteúdo apresentado na introdução.
A principal função do texto literário é entreter, já que pode, ou não se desprender da realidade e utiliza de formatos como a poesia e a forma de narrativa para expor sua história.
A musicalidade, as funções e os tons poéticos e artísticos, a criatividade, a estética da escrita, a organização das palavras e a linguagem com muita expressividade são algumas características encontradas em um texto literário.
A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto. A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
Quais são os quatro principais tópicos que estipulam os textos literários? Discurso, estrutura, finalidade e efeitos ao leitor.
Técnicas inovadoras (recursos gráficos, montagens, colagens, etc.) Formas reduzidas (minicontos, minicrônicas, etc.)
As principais características da literatura contemporânea são: Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana.
A literatura brasileira contemporânea compreende um grupo de características de distintas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma multiplicidade de tendências que irão inovar a poesia e a prosa do período.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA
As principais tendências contemporâneas da poesia brasileira são o Poema-Práxis, a Poesia Marginal e o Tropicalismo. O movimento da Poesia-Práxis foi criado por Mário Chamie (1933-2011) como dissidência do Concretismo, qualificado de "vanguarda velha".
As tendências contemporâneas caracterizam-se pelas manifestações literárias a partir de meados do século XX até os dias atuais.
A poesia contemporânea é uma expressão artística que começa a destacar-se a partir da segunda metade do século passado, uma vez que conseguiu a "independência" da chamada literatura pós-guerra que imperava até aquele momento com o surgimento de uma nova camada de poetas cujos estilos marcavam certamente uma enorme ...
É a expressão da subjetividade por meio da linguagem verbal, ou seja, das palavras e tem o papel de humanizar o ser humano. A poesia contemporânea é a reação da sensibilidade ao capitalismo de consumo que tira do homem moderno o individualismo, o torna anônimo, parte insignificante de uma grande massa consumidora.
O que é literatura contemporânea? A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente. Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX. A transição de uma escola literária para outra se dá por meio de mudanças no cotidiano de determinada época.
Escolas literárias Autores Contemporâneos Os autores da atual produção literária brasileira caracterizam por uma única qualidade unificadora: são individuais. Não existe atualmente uma corrente dominante, e apesar de muitos terem estilos parecidos, devem todos serem estudados separadamente.
Quais são os principais autores mais cobrados em vestibulares e no Enem?