Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva. As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado.
A parte realista do estilo era detalhista e desejava mexer com a capacidade emocional dos observadores. Esse aspecto é notado no contraste entre claro e escuro que criava a noção de profundidade nas pinturas. Um jogo de luz era criado com objetivo de conduzir o olhar do espectador à parte principal da obra.
Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.
Resposta. Resposta: Um pouco resumido: Transformar seus templos em exibições grandiosas, que deixavam os visitantes impressionados diante da grande quantidade e da riqueza de ornamentação.
Resposta. Resposta: o Barroco foi um movimento que se iniciou como uma forma da igreja católica não perder seus fiéis e disseminar a fé católica , foi (ao meu ver ) uma forma da igreja responder a reforma protestante e mostrar o poder que a igreja católica possuía .
a) Porque só encontramos Arte Sacra nela. b) Porque era a única religião que existia no mundo antigamente. d) Porque as produções artísticas das outras religiões têm menos importància. ...