A cultura surda engloba possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos que se reconhecem como surdos, abrangendo não apenas aspectos mais corriqueiros da vida de cada um, mas também o grupo social que constituem. ... Visualidade: a vivência surda é muito visual.
A COMUNIDADE SURDA, na verdade não é só de surdos, já que tem sujeitos ouvintes junto, que são família, intérpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em um determinado localização que podem ser as associação de surdos, federações de surdos, igrejas e outros.”
Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.
Os resultados apontam que a Língua de Sinais é muito importante para o desenvolvimento pleno do sujeito surdo e que o acesso a LIBRAS desde cedo é primordial na construção da identidade da pessoa surda nos aspectos lingüístico, cognitivo e social, além de garantir ao surdo seu direito a uma língua de fato.
Identidade surda: diz respeito aos sujeitos surdos que se inserem plenamente na comunidade surda e se reconhecem como pertencentes à mesma, usam apenas língua de sinais, apresentam características culturais e forma de estar no mundo baseadas na visualidade, defendem e militam pelo direito de ser diferente e de ...
IDENTIDADE SURDA: se constrói dentro da cultura surda e depende da relação com outros surdos. São multifacetadas, fragmentadas e mutáveis, assim, passam a ser surdos a partir da relação com outros surdos, dos elementos visuais e do “jeito de ser surdo”. DIFERENÇA: compreende-se o ser surdo e sua alteridade.
Trata-se de uma identidade fortemente marcada pela política surda. São mais presentes em surdos que pertencem à comunidade surda e apresentam características culturais como sejam: ... Possuem a experiência visual que determina formas de comportamento, cultura, língua, etc 2. Carregam consigo a língua de sinais.
Na história, os surdos sempre formaram um grupo com características próprias, muitas vezes segregados da maioria. ... Daí, diz-se que os surdos podem possuir múltiplas identidades pelo fato de terem a sua cultura normal e as culturas/identidades de cada comunidade surda.
De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo.