Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial. ... O movimento Futurista foi definhando ao longo dos anos, encontrando o seu fim depois da Primeira Guerra Mundial.
Características do Futurismo
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.
O futurismo no Brasil teve como maiores influenciadores os artistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago, propagaram um novo modo de fazer arte, celebrando a cultura nacional e refutando o dogmatismo formal da arte acadêmica.
O futurismo chegou ao Brasil na década de 1920, 13 anos depois do seu surgimento, quando já era considerado ultrapassado na Europa. ... Algumas influências futuristas puderam ser observadas na Semana de Arte de Moderna de 1922, como a exaltação do futuro e a ruptura com o passado.
Futurismo no Brasil No Brasil, artistas modernistas como Anita Malfatti (1889-1964) e Oswald de Andrade (1890-1954) tiveram grandes influencias do Futurismo, chegando a contatarem diretamente Marinetti.
Autores e obras do Futurismo
Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.
Expressionismo
1- Sobre o Futurismo, estão corretas as seguintes alternativas: I. No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães.
O futurismo foi um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista pelo italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro.
Marinetti justamente citou ” o fascismo nasceu de intervencionismo e futurismo é alimentado princípios de futuristas “. ” para aqueles que têm um sentido de conexões históricas, o ideal de origem do fascismo é encontrado no Futurismo “. O futurismo com sua ideologia agressiva apoiava a guerra e o fascismo da Itália.
Os futuristas introduziram os ruídos em suas composições, postas para acabar com as limitaçoes aos timbres e ruidos, para Russolo a música tinha alcançado uma complexidade tão grande que ele concliu que a incorporação do ruído como parte da língua musical era a etapa lógica seguinte, armado com esse tipo de idéias ...
O futurismo deixou sua marca principalmente na pintura, mas também na literatura e arquitetura, entre outras artes. Assim, seus principais artistas são: Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944): Mafarka, o futurista (1909), romance. Umberto Boccioni (1882-1916): Carga dos lanceiros (1915), pintura.
Dinamismo e simultaneidade são termos paradigmáticos da proposta futurista. ... A forte politização do movimento é outro traço marcante e distintivo da arte futurista.
1-) Neste manifesto, Marinetti propõe : -abandonar temas como a imobilidade pensativa, o sono e o êxtase, -valorizar a agressividade e a velocidade do tempo presente. o Futurismo romperia com o passado, idolatrando o futuro, a velocidade e a união do homem com a máquina.
O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.
O Surrealismo é inesquecível. Tal vanguarda propunha representar não a realidade, mas o sonho. Fundado em Paris, em 1924, manifestavam um postura antiburguesa pautada numa atitude anárquica perante a realidade. ...