Além de proporcionar acolhimento e atenuar os desconfortos relacionados à internação hospitalar, a contação de histórias pode ser importante ferramenta de despertar para os estudos. ... Esse processo é ainda mais importante quando muitos consideram que o ambiente hospitalar é inóspito e não faz bem a maioria das pessoas.
O que é O Programa de Escolarização Hospitalar – PEH visa oportunizar a continuidade ou a inserção no ensino comum dos estudantes hospitalizados ou em tratamento de saúde impedidos temporariamente de frequentar a escola.
Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais. ... Além disso, naquele mesmo ano, foi criado pelo Ministério da Educação da França o cargo de professor hospitalar.
Em 1935, Henri Sellier foi o precursor dessa educação hospitalar, ao inaugurar a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. ... Em 1939, foi criado o Centro Nacional de Estudos e de Formação de professores, doravante denominado (C.N.E.F.E.I) para o trabalho em Institutos Especiais e Hospitais.
A Pedagogia Hospitalar é um campo de atuação da educação que visa à continuidade da escolarização do educando que se encontra, em determinado momento de sua vida, internado.