A onicólise ou descolamento das unhas pode acontecer por diversos fatores. Os mais comuns são a onicomicose (presença de fungos nas unhas) e a onicólise traumática (provocada por atividades manuais ou pelo hábito de limpar a parte inferior da unha, por exemplo).
O descolamento das unhas dos pés (chamado de onicólise) e a mudança na coloração são devidos a vários fatores, sendo a micose de unha a causa mais comum. Esta é uma infecção causada por fungos adquiridos pelo contato com o solo, animais, outras pessoas ou objetos contaminados como tesouras, lixas de unhas e alicates.
O Podologista pode te ajudar com certeza. Além de regularizar a parte da unha descolada, verificar se juntamente com o trauma há associação de outras patologias secundárias como por exemplo fungos. Marque uma consulta. Como houve um trauma o ideal é procurar um Podologo para ajudar.
O problema é conhecido como onicólise e, muitas vezes, é causado pelo uso repetitivo do palito-de-laranjeiras debaixo das unhas. Uma das soluções para essa emergência de manicure é investir em uma base fortalecedora - muitas vezes, as fórmulas desse produtinho podem ajudar na fixação e proteção da unha.
Geralmente, o tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo. Porém, alguns tratamentos caseiros para micose de unha como escalda-pés ou cremes e loções naturais também podem ajudar no tratamento.
Mas para termos certeza do tipo do fungo precisamos fazer exame laboratorial com pedido de cultura. Este tipo de fungos deixa as unhas ocas, pois o seu alimento é 100% queratina. Hoje existe o antifúngicos tópicos com excelente resultado, e juntamente com o tratamento a laser buscando a cura mais rápida.
Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo
"Para que tenha aderência é preciso que ao menos uma pontinha da queratina, ainda exista, pois o produto não fixa em pele. Ao fixar na lâmina ungueal, o produto se move junto com o crescimento da unha direcionando e fazendo o formato dessa unha que estava com dificuldade de crescimento natural.
Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a cutilagem mal feita. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades: - Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas.
Confira logo abaixo algumas condições e doenças que podem ser “denunciadas” pela aparência das unhas:
O formato de unha pode indicar traços importantes de sua personalidade. Muita gente tem uma relação de amor e ódio com as próprias unhas. ... “Quirologia é o estudo das mãos, da constituição de carne, de osso, de pele, temperatura, tipo das unhas, tamanho dos dedos, digitais… É mais anatômico”.
Confira 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar:
UNHAS FORTES, MAS QUEBRADIÇAS OU DESCAMADAS Um sérum ou óleo com alto teor de cálcio e vitamina B5 certamente são a melhor opção.
Se possível, o ideal é que a base fortalecedora de unhas seja aplicada cerca de 2 a 3 vezes por semana. Porém, aplicar somente uma vez, antes de pintar as unhas, também traz bons resultados. Para produtos comprados prontos, é ideal seguir as instruções da embalagem do produto.
Para usar o casco de cavalo para fortalecer as unhas basta passar a base casco de cavalo 1 vez por semana, sem colocar outro esmalte por cima, para que não haja nenhuma reação química indesejada que altere as propriedades da base, fazendo com que ela perca seu efeito.
O Sally Hansen Hard As Nail deixa as unhas mais duras e fortes. O benefício potencializado com uso contínuo, Resultados em até 3 semanas.