Ultima Atualização: Artigo de código : 1285 Solução: Deverá acessar Menu Arquivos > Inventário > Produto e preencher dados no campo Conta Analítica Contábil.
A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.
Esse processo normalmente é realizado em conjunto com o extrato bancário e os comprovantes de pagamento enviados por clientes. Por meio de uma conciliação de recebíveis é possível mensurar todos os valores e projetar o montante total que a empresa tem a receber.
Em outras palavras, a conciliação bancária é um recurso que verifica todas as informações do extrato do seu banco com os dados armazenados na gestão da sua empresa, para checar se estão de acordo e com o mesmo saldo final.
A conciliação consiste na comparação do saldo de uma conta bancária de movimento com uma informação externa à contabilidade (extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise, em determinada data.
O extrato também indica o saldo inicial no período e o saldo final, incluindo ou não os valores de linhas de crédito disponíveis para o correntista. É preciso ter atenção a este ponto, e nunca considerar como dinheiro disponível o saldo final, mas sim saldo sem os empréstimos.
O caminho mais fácil é solicitar ao cliente que anexe ao extrato bancário todos comprovantes de débitos e créditos que foram lançados em extrato. Nas tarifas bancaria o extrato bancario serve como comprovate de débito.
Quando deposita um cheque, debita-se a finalidade (pagamento de alguém, transferência entre contas bancárias, etc) e credita a conta banco referente ao cheque. Bom dia Cleiton, A empresa recebeu um cheque de um cliente, esse cheque foi depositado na conta da empresa.