A fissão binária resulta na reprodução de uma célula procariótica viva (ou organelos) dividindo a célula em duas partes, cada uma com o potencial de crescer até o tamanho do original.
A reprodução por fissão binária ocorre de forma assexuada, e é realizada por organismos unicelulares. Bactérias além de protozoários realizam esse tipo de reprodução, além das leveduras também.
Resposta. Resposta: A replicação celular é a multiplicação de uma célula, que pode se dar por brotamento, fissão binaria e por mitose. A cissiparidade é a forma de divisão mais comum das bactérias, a fissão binaria, onde um único individuo é capaz de originar dois novos indivíduos a partir de si mesmo.
A replicação ocorre quando um determinado organismo faz uma cópia de si mesmo, com as mesmas características genéticas, etc. Assim, no caso da fissão binária temos que um organismo dá origem a outro apenas se dividindo ao meio.
Pelo fato de que a divisão celular resulta na perda de cromossomos, principalmente na divisão mitocondrial, o que leva a necessidade da duplicação do DNA, uma vez que o DNA é semiconservativo.
A cissiparidade, também conhecida como fissão binária e bipartição, é um tipo de reprodução assexuada. Ela é observada em bactérias, podendo também ocorrer em alguns protozoários e leveduras.
A reprodução Sexuada garante uma maior variabilidade genética (Variação dos seres) devido a ocorrência do crossing over durante a meiose, o qual consiste nas mudanças do material genético. Quando a reprodução ocorre de forma Assexuada, isso não ocorre.
reprodução sexuada