O reajuste vale desde 1º de janeiro de 2020. O teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a ser de R$ 6.
Em 2020, a 1ª faixa vai até R$ 1.
RPPS significa “Regime Próprio de Previdência Social”. É o sistema de previdência específico de cada ente federativo, que assegura, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, ou seja, dos servidores titulares de cargo efetivo e de seus beneficiários.
A Secretaria de Previdência Social disponibiliza o Sistema CNIS-RPPS aos usuários que têm cadastro definitivo no Sistema Cadprev, desta forma o usuário poderá acessar o CNIS-RPPS, com a mesma senha de acesso ao Sistema Cadprev, para realizar consultas, emitir relatórios e transmitir a base de dados.
É bem simples: Acesse a página (www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou consultaauxilio.dataprev.gov.br); Insira os dados necessários (CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento);
Está tentando fazer consultas em seu fundo de garantia mais não sabe seu Número de Identificação Social (PIS) ou o Número de Identificação do Trabalhador (NIT)?. ... Os dois ficam registrados nas bases do governo federal e são utilizados para serviços de pagamento como o Bolsa Família, FGTS, abono salarial, entre outros.
Basicamente a diferença entre NIT e PIS é que o NIT é o registro para pessoas que nunca tiveram carteira assinada, no caso para os autônomos e o PIS é para quem está na situação contrária.
Quem já possui PIS/PASEP ou NIS (Número de Inscrição Social) não precisa efetuar novo cadastro para obter o NIT, pois o nº será o mesmo. Muitas vezes, um NIT correspondia ao período em que o trabalhador teve carteira assinada e outro referente à época em que pagou o INSS como autônomo, por exemplo.
O PIS e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número, porém a diferença está na forma como são gerados. O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa.
Já o PIS é utilizado para identificar o trabalhador enquanto segurado de benefícios trabalhistas. Sendo o NIT direcionado para o cadastramento de trabalhadores autônomos. Sendo assim, quem já possui o NIS, ao ter qualquer registro profissional em sua carteira profissional manterá o número.
Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.